Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Fruticultura EaD realiza visitas técnicas em propriedades na região da Serra Gaúcha



O curso Técnico em Fruticultura, modalidade a distância, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, realizou nos dias 26 e 27 de novembro, sob orientação dos Professores Dr. Diniz Fronza e Dr. Rudinei De Marco, uma viagem para os municípios de Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi (RS), com o objetivo de conhecer empresas e propriedades de fruticultura, assim como as diversas áreas de atuação.

Em Farroupilha, os estudantes foram recebidos pelo Agrônomo Gervásio Silvestrin e tiveram a oportunidade de conhecer a Silvestrin Frutas, uma empresa referência em frutas nacionais, importadas e exóticas, que tem a missão de oferecer uma alimentação mais saudável e natural. A empresa foi premiada pela sétima vez, na categoria Melhor Fornecedor de FLV (frutas, legumes e verduras) do Rio Grande do Sul, pela AGAS, Associação Gaúcha de Supermercados. Os futuros técnicos em fruticultura também puderam visitar produtores de maçãs, uvas cobertas, nogueiras, pêssegos e ameixas, observando o funcionamento das unidades de produção de frutíferas de clima temperado. Além de aprender um pouco mais sobre as condições de clima e relevo da Serra Gaúcha e os pontos fortes, gargalos, desafios e expectativas para as próximas safras.

Silvestrin Frutas recepcionou a turma do Técnico em Fruticultura

Seguindo viagem, a visita seguinte foi na Vinícola Aurora, que nasceu em 1931 com a união de 16 famílias, dando início a uma parte importante da história dos vinhedos de Bento Gonçalves. A empresa que preza pela tradição e qualidade é fruto do cooperativismo, com produção local de produtores rurais que possuem reconhecimento em seus trabalhos. Atualmente são mais de 1.100 famílias associadas, responsáveis pela produção anual de 85 milhões de uvas em 2.800 hectares. A Vinícola Aurora é uma marca que acumula mais de 800 medalhas nas mais diversas premiações mundiais, principalmente por seus vinhos de alta qualidade.

Estudantes e professores do Técnico em Fruticultura na vista ao Beigrupo

Por fim, em Garibaldi, sob orientação do empresário Valdecir Ferrari, os estudantes conheceram o Beigrupo, empresa composta por sete marcas de produtos e serviços com foco em promover a vida. Tendo a Beifort como um braço da organização que surgiu no ano de 1996, atuando na transformação de resíduos orgânicos de origem restrita e selecionada, em compostos orgânicos líquidos e sólidos, para produção de substratos, adubos e outros produtos de altíssima qualidade e tecnologia. Foi possível visitar também o local onde estão sendo realizados estudos e experimentos sobre compostagem e nutrição.

O Curso Técnico em Fruticultura EaD, do Colégio Politécnico da UFSM, agradece às empresas e aos empreendedores: Agr. Gervásio Silvestrin da Silvestrin Frutas, Agr. Mateus Maziero, Marco Antônio Zucco, Agr. Ezequiel Crocolli, Vinícola Aurora, Agr. Mônica Verona e os empresários Marco Martin, e Valdecir Ferrari da Beigrupo, pela receptividade, pelos conhecimentos compartilhados ao longo desses dois dias e pela parceria de longa data entre os produtores visitados e o setor de fruticultura do Colégio Politécnico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-314

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes