Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Técnico em Fruticultura da UFSM realiza palestra com o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas



Com a mediação do Prof. Miola, CFTA realiza palestra sobre o campo de atuação profissional dos técnicos.

Na sexta-feira, 15/09, o Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou o episódio intitulado “Café com Fruticultura” com o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e teve a mediação do Prof. Alessandro Miola, atual coordenador do Curso Técnico em Fruticultura.
A palestra foi conduzida por Camila Berclaz, assessora do Gabinete do CFTA, que apresentou as atribuições dos técnicos e abordou o uso dos TRTs. Em suas palavras, Camila explicou que o CFTA é o órgão responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Técnico Agrícola, conforme estabelecido pela Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018.

A sede e foro do CFTA estão localizados em Brasília, e a entidade é encarregada do registro dos profissionais e das empresas, onde atuam como responsáveis técnicos. Entre os compromissos do Conselho estão a guarda do Cadastro Nacional dos Técnicos Agrícolas e do Acervo de Responsabilidade Técnica, garantindo o livre exercício da profissão em suas atribuições e modalidades, zelando pela proteção da sociedade.

Em 18 de fevereiro de 2020, o CFTA assumiu as atividades anteriormente desenvolvidas pelo sistema Confea/CREAs em relação aos técnicos agrícolas, marcando o término de quatro décadas de luta pela criação do conselho próprio e pondo fim às perseguições sofridas pelos técnicos. A partir desse marco, o respeito integral à legislação regulamentadora da profissão passou a prevalecer, inaugurando uma nova realidade.

A missão do CFTA é orientar, normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de técnico agrícola, zelando por sua dignidade e independência, bem como pelo respeito e valorização de suas prerrogativas legais. A visão do Conselho é ser reconhecido como um órgão de referência no país, totalmente digitalizado, comprometido com a prestação de serviços eficientes e de excelência, visando à proteção da sociedade e ao desenvolvimento e valorização da profissão.

Os valores que norteiam o CFTA incluem responsabilidade com a profissão, uso responsável e racional dos recursos, diálogo aberto com a categoria e a sociedade, ética, respeito aos princípios de liberdade econômica, integridade e transparência.

O episódio “Café com Fruticultura”

O “Café com Fruticultura” é uma série de lives protagonizadas pelo Curso Técnico em Fruticultura EAD, transmitidas no canal do YouTube do curso e tem como foco o tema da fruticultura. A fruticultura é uma das atividades mais importantes da agricultura brasileira, sendo responsável pela produção de uma grande variedade de frutas para autoconsumo, para abastecimento regional e para exportação. A série visa compartilhar conhecimento e informações relevantes sobre esse setor, abrangendo tópicos como a gestão, cultivo, manejo, produção, comercialização e consumo de frutas.

Cada episódio conta com a participação de especialistas e profissionais renomados no setor, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre a fruticultura. Os convidados poderão abordar tópicos como técnicas de plantio, manejo de pragas e doenças, manejo de solo e irrigação, colheita e pós-colheita, processamento e conservação de frutas, além de informações sobre os mercados nacional e internacional de frutas.

A série “Café com Fruticultura” possui uma abordagem dinâmica e interativa, com a participação ativa do público, onde podem fazer perguntas e interagir com os convidados em tempo real. A série é uma oportunidade única para os produtores, pesquisadores, estudantes e entusiastas do setor da fruticultura para ampliar seu conhecimento e se manterem atualizados sobre as últimas tendências e inovações no setor.

Durante o episódio com o CFTA, houve a interação dos estudantes, técnicos e professores com dúvidas relacionadas a atuação profissional do Técnico em Fruticultura. A live com o CFTA ficou gravada e pode ser assistida integralmente, clicando aqui!

(Texto: Coordenação Curso Técnico em Fruticultura)
…….
Acompanhe mais ações do Curso Técnico em Fruticultura EAD no site e nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-346

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes