Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Polifruti acontecerá em 16 de dezembro no Colégio Politécnico da UFSM



Evento protagonizado pelos alunos do Curso Técnico em Fruticultura, oportuniza trocas de conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos para o campo da fruticultura no sul do Brasil. 

 

O II Polifruti será realizado dia 16 de dezembro, sábado, durante o dia nas dependências do Colégio Politécnico da UFSM. O II Polifruti foi criado a partir de estratégias didáticas desenvolvidas na disciplina de Vivências em Fruticultura I, ministrada pelos professores Ezequiel Redin e Róberson  Macedo de Oliveira. 

Durante o semestre os alunos vivenciaram propriedades com foco na fruticultura, através de vísitas técnicas e de um roteiro para elaborar um diagnóstico rápido participativo. As experiências nas propriedades apontaram os principais problemas enfrentados pelos Fruticultores. Os problemas encontrados na realidade dos Fruticultores são o foco do II Polifruti. A disciplina foi pensada de forma coletiva entre os professores e a equipe de discentes do curso. Através do uso das metodologias ativas, estratégias de ensino que incentivam os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, os alunos trouxeram problemas práticos dos empreendimentos de fruticultura no Sul do Brasil para sistematização e construção de um evento que possa abordar questões centrais e necessárias ao campo da fruticultura.

Nesse sentido, após a sistematização dos problemas da realidade dos agricultores que trabalham com frutas, a turma definiu os eixos de atuação do evento: a) dificuldades e estratégias do setor da fruticultura em contexto de instabilidade climática;  b) relatos de experiências com videiras e vinícolas; c) produção de morango: relatos e experiências; e) produção, mercado e organização da cadeia produtiva da Nogueira-pecã. 

O evento possui a finalidade de fortalecer a formação em torno de uma visão sistêmica da fruticultura, por parte dos estudantes, e também os aspectos de comunicação dos alunos em relação ao conhecimento em fruticultura, com uma postura proativa de futuros técnicos em fruticultura. Por outro lado, também visa buscar que os empreendedores da fruticultura tenham mais sucesso na condução de suas atividades.

Programação 

7h15min – Credenciamento

8h – Abertura

8h30min – Dificuldades e estratégias do setor da Fruticultura em contexto de instabilidade climática 

9h – Relatos de experiências com videiras e vinícolas

9h30min – Painel de debates

10h – Coffee Break ☕

10h30min – Produção de morango: relatos e experiências

11h – Produção, mercado e organização da cadeia produtiva da Nogueira-pecã

11h30min – Painel de debates

12h30min – Encerramento

Público-alvo: 

Agricultores, estudantes, pesquisadores, cooperativas, empresas e demais interessados na área de Fruticultura. 

Estratégias de aprendizagem na modalidade a distância na Fruticultura

A disciplina de Vivências em Fruticultura I objetiva tornar os alunos protagonistas do seu próprio desenvolvimento, compreendendo a organização da fruticultura na forma de cadeias produtivas. Nesse sentido, os discentes compreendem, de forma sistêmica, uma unidade de produção de fruticultura em diversos eixos de análise, seja dentro ou fora da porteira. Além disso, são incentivados a vivenciar a propriedade, bem como estimular o  pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a sistematização de conhecimentos.

Evento 

O II Polifruti registra um marco histórico no Curso de Fruticultura uma vez que é um evento protagonizado em sua integralidade pelos alunos que estudam na modalidade a distância. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento, bem como através de um formulário, disponível aqui

O II Polifruti conta com a parceria do Colégio Politécnico da UFSM, organizações de extensão rural, empresas públicas e privadas, cooperativas e estudantes do curso Técnico em Fruticultura. 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e realizadas até o dia 15 de dezembro. Para se inscrever, clique aqui

Acompanhe mais ações de nosso Curso no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-350

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes