Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visitas técnicas como aliadas na formação teórico-prática no Colégio Politécnico

Estudantes dos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Fruticultura compartilham sobre como as atividades de visitas técnicas contribuem na melhor compreensão do conteúdo aprendido em aula e na sua formação e futura atuação no mundo do trabalho.



No dia 06 de dezembro, as turmas dos 2º e 4º semestres do curso Técnico em Alimentos e 4º semestre do Técnico em Fruticultura realizaram visita técnica às vinícolas Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi, Cooperativa Vinícola Aurora e Miolo Wine Group, em Bento Gonçalves. A visitação foi proposta como atividade das disciplinas “Tecnologia de Bebidas” e “Fisiologia Pós-colheita em Fruticultura”, ministradas pela Profª Magda Monego, nos cursos Técnicos em Alimentos e Fruticultura, respectivamente.

Durante a visita os principais tópicos abordados foram pensamento e gestão estratégicos, cooperativismo na vitivinicultura, aspectos históricos, produção de derivados da uva, vinificação (em branco, rosé e tinto, espumantes), legislação, embalagens, processos e controle de qualidade, bem como enoturismo e inovações na vitivinicultura, envolvendo processos, produtos e embalagens.  Ao final de cada visita, foi realizada análise sensorial de alguns rótulos selecionados, destacando a avaliação sistemática e objetiva das características sensoriais, como cor, aparência, textura, aroma e sabor, para compreender e descrever as nuances sensoriais da bebida.

Para Catiane Medianeira de Freitas, estudante do 4º semestre do Técnico em Alimentos, a visita técnica nas vinícolas Garibaldi, Miolo e Aurora contribuiu para a visualização dos processos de produção de vinhos, espumantes e suco de uva, mostrando toda a tecnologia e as estratégias para se ter um produto de qualidade. “O politécnico tem me proporcionado muitas experiências de aprendizado. As visitas técnicas que fizemos são importantes para termos noção de como são os processos de produção no dia a dia. Isso nos ajuda a se identificar e a escolher melhor uma área de atuação”, relatou Cristieli Lorenci, estudante do 2º semestre do Técnico em Alimentos.

Em seu relato, o estudante Geovani Machado Do Nascimento, do 4º semestre do Técnico em Fruticultura, também destaca a relevância de atividades de visitações a empresas e propriedades para sua formação. “As visitas técnicas às vinícolas Garibaldi, Miolo e Aurora foram experiências enriquecedoras durante meu curso de técnico em fruticultura. Aprendi sobre os processos de produção de vinhos, desde o cultivo das uvas até a elaboração final da bebida. Essas saídas a campo foram fundamentais para consolidar o conhecimento teórico, proporcionando uma compreensão prática e detalhada do setor vitivinícola. Além disso, conhecer de perto a realidade das vinícolas ressaltou a importância do trabalho interdisciplinar e a necessidade de adaptação às condições específicas do ambiente de produção. Essas experiências contribuíram significativamente para minha formação, ampliando minha visão sobre a fruticultura e destacando a relevância das atividades práticas no desenvolvimento profissional”.

Para a docente das disciplinas, Magda Monego, “a visita às vinícolas proporcionou uma valiosa experiência de aprendizado por meio da observação direta dos processos produtivos, permitindo uma compreensão prática e imersiva que vai além da sala de aula. Cada visita trouxe uma vivência única muito significativa para a formação do estudante, proporcionando uma visão interdisciplinar, mais abrangente e detalhada do setor vitivinícola”.

Confira abaixo mais fotos das visitas:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-361

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes