Na manhã de 2 de dezembro de 2025, às 9h, estudantes concluintes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico estão convocados a participar da aplicação da Pesquisa EPT 2025, avaliação nacional voltada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A prova, a ser realizada no Laboratório C02, é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o CEFET-MG, e integra o processo de validação do novo instrumento digital desenvolvido para medir a qualidade dos cursos técnicos de nível médio em todo o país.
Totalmente digital e com duração de duas horas, a pesquisa faz parte de um esforço nacional que mobiliza cerca de 28.297 estudantes concluintes de cursos técnicos como Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Química e Segurança do Trabalho. As provas acontecem em 609 escolas distribuídas em mais de 400 municípios brasileiros, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria da educação profissional.
A iniciativa integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Sinaept), instituído pelo Decreto nº 12.603/2025. O sistema tem como finalidade avaliar a qualidade dos cursos e instituições de EPT no Brasil, orientando políticas públicas e aprimorando práticas formativas. O Inep é responsável por coordenar sua implementação, desenvolver metodologias alinhadas às demandas sociais e do mundo de trabalho e orientar as escolas sobre diretrizes nacionais.
O Sinaept também compõe a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), que busca promover acesso, permanência e êxito de estudantes, além de fortalecer a inclusão, a inovação e a formação cidadã comprometida com o desenvolvimento sustentável. A participação dos estudantes do Colégio Politécnico reafirma o papel da instituição no avanço da educação profissional e no fortalecimento da rede nacional de avaliação.
Para mais informações acesse o link.
Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico