Ir para o conteúdo Técnico em Comércio Ir para o menu Técnico em Comércio Ir para a busca no site Técnico em Comércio Ir para o rodapé Técnico em Comércio
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos técnicos em Comércio e em Secretariado marcam o início de novas turmas com aula inaugural e atividades em conjunto

Confraternização entre turmas e roda de conversa com egressos estiveram entre as atividades de recepção a calouros(as)



O início do semestre letivo de estudantes dos cursos Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado foi marcado por diferentes atividades de recepção. Foram propostas dinâmicas, palestras e confraternizações, na primeira semana de aulas, como forma de acolhimento a novos(as) estudantes.

Em 8 de agosto, ambas turmas de ingressantes tiveram, em um primeiro momento, aula normalmente, seguida  de uma dinâmica coordenada por egressos e egressas recém formados dos dois cursos. Posteriormente, as turmas fizeram um lanche coletivo com participação de duas turmas do Curso Técnico em Agricultura de Precisão, com quem dividem o corredor do Bloco G, no Colégio Politécnico.

No dia 13 de agosto, o Técnico em Comércio e o Técnico em Secretariado promoveram uma aula inaugural, que contou com a participação de quatro egressos(as), dois de cada curso, que compartilharam seus relatos de experiências no mercado após a formatura. Rachel Weise, formada em Técnico em Comércio e uma das convidadas do evento, relatou que estar de volta foi uma honra para ela: “foi inspirador e eu percebi que o curso me ajudou a estar aqui falando hoje, (…) ter essa segurança e falar em público foi uma das tantas conquistas que eu tive no curso”.

Também formado no Técnico em Comércio, Hans da Costa compartilhou que retornar ao Politécnico foi muito gratificante e também marca a superação do desafio que é falar em público, através da interação e participação na atividade. Para ele, contribuir com suas experiências em gestão e para o ambiente acadêmico é parte da motivação que ele espera ter trazido para os acadêmicos ao refletir sobre as dificuldades de estudar no período noturno: “eu acredito que a parte mais importante é entender que o conhecimento, o estudo, é um investimento de longo prazo”.

Os egressos do Técnico em Comércio, Rachel Weise e Hans da Costa (ambos à direita), compartilharam experiências após formados com novos(as) estudantes do curso.

Para Gabriele Borges, formada há um ano no Técnico em Secretariado, foi muito emocionante estar de volta ao Politécnico: “poder estar aqui passando a minha experiência para os novos calouros, espero que a nossa fala dessa noite tenha contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional deles”. Ela reforça que os estudantes estão “em boas mãos”, dentro de uma das melhores instituições de ensino, com professores qualificados e espera ter contribuído de forma positiva para incentivar que os calouros continuem nos cursos.

Para o estudante Luis Henrique Santos, calouro do curso Técnico em Comércio, o contato com os egressos e o compartilhamento de experiências foi muito proveitoso. Ele reitera a importância de reconhecer o sentimento de passar pelos desafios que envolvem um curso noturno: “normalmente o pessoal vem depois do serviço, muitas vezes a gente acaba sacrificando o sono e acaba tendo que ter um preparo mental maior”.

Estudantes, egressos e ingressantes, junto às professoras coordenadoras dos cursos, compartilharam vivências na primeira aula inaugural proposta.

A aula inaugural foi organizada pelas docentes Angelita Freitas da Silva e Candida Martins Pinto, coordenadoras dos cursos Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado, respectivamente. Com a proposta de uma conversa com os egressos, a fim de compartilharem experiências e possibilidades com os calouros, este foi o primeiro ano que os dois cursos trouxeram esta proposta ao acolhimento de novos(as) estudantes.

Este é o primeiro ano que ambos os cursos têm turmas ingressantes no segundo semestre letivo. Junto a outros seis cursos técnicos, Comércio e Secretariado participaram o Processo Seletivo 2025.2, que abriu mais de 200 vagas em concurso que selecionou via sorteio público. Os cursos técnicos em Comércio e em Secretariado compõem o eixo de Gestão e Negócios do Colégio Politécnico e sua formação leva um ano e meio, sendo as aulas realizadas no turno da noite.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-885-232

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes