Ir para o conteúdo Técnico em Secretariado Ir para o menu Técnico em Secretariado Ir para a busca no site Técnico em Secretariado Ir para o rodapé Técnico em Secretariado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos técnicos em Comércio e em Secretariado marcam o início de novas turmas com aula inaugural e atividades em conjunto

Confraternização entre turmas e roda de conversa com egressos estiveram entre as atividades de recepção a calouros(as)



O início do semestre letivo de estudantes dos cursos Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado foi marcado por diferentes atividades de recepção. Foram propostas dinâmicas, palestras e confraternizações, na primeira semana de aulas, como forma de acolhimento a novos(as) estudantes.

Em 8 de agosto, ambas turmas de ingressantes tiveram, em um primeiro momento, aula normalmente, seguida  de uma dinâmica coordenada por egressos e egressas recém formados dos dois cursos. Posteriormente, as turmas fizeram um lanche coletivo com participação de duas turmas do Curso Técnico em Agricultura de Precisão, com quem dividem o corredor do Bloco G, no Colégio Politécnico.

No dia 13 de agosto, o Técnico em Comércio e o Técnico em Secretariado promoveram uma aula inaugural, que contou com a participação de quatro egressos(as), dois de cada curso, que compartilharam seus relatos de experiências no mercado após a formatura. Rachel Weise, formada em Técnico em Comércio e uma das convidadas do evento, relatou que estar de volta foi uma honra para ela: “foi inspirador e eu percebi que o curso me ajudou a estar aqui falando hoje, (…) ter essa segurança e falar em público foi uma das tantas conquistas que eu tive no curso”.

Também formado no Técnico em Comércio, Hans da Costa compartilhou que retornar ao Politécnico foi muito gratificante e também marca a superação do desafio que é falar em público, através da interação e participação na atividade. Para ele, contribuir com suas experiências em gestão e para o ambiente acadêmico é parte da motivação que ele espera ter trazido para os acadêmicos ao refletir sobre as dificuldades de estudar no período noturno: “eu acredito que a parte mais importante é entender que o conhecimento, o estudo, é um investimento de longo prazo”.

Os egressos do Técnico em Comércio, Rachel Weise e Hans da Costa (à direita) e do Técnico em Secretariado, Gabrielle Borges Borba e Marcia Muller Eisenhardt (à esquerda) compartilharam experiências após formados com novos(as) estudantes do curso.

Para Gabriele Borges, formada há um ano no Técnico em Secretariado, foi muito emocionante estar de volta ao Politécnico: “poder estar aqui passando a minha experiência para os novos calouros, espero que a nossa fala dessa noite tenha contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional deles”. Ela reforça que os estudantes estão “em boas mãos”, dentro de uma das melhores instituições de ensino, com professores qualificados e espera ter contribuído de forma positiva para incentivar que os calouros continuem nos cursos.

Para o estudante Luis Henrique Santos, calouro do curso Técnico em Comércio, o contato com os egressos e o compartilhamento de experiências foi muito proveitoso. Ele reitera a importância de reconhecer o sentimento de passar pelos desafios que envolvem um curso noturno: “normalmente o pessoal vem depois do serviço, muitas vezes a gente acaba sacrificando o sono e acaba tendo que ter um preparo mental maior”.

Estudantes, egressos e ingressantes, junto às professoras coordenadoras dos cursos, compartilharam vivências na primeira aula inaugural proposta.

A aula inaugural foi organizada pelas docentes Angelita Freitas da Silva e Candida Martins Pinto, coordenadoras dos cursos Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado, respectivamente. Com a proposta de uma conversa com os egressos, a fim de compartilharem experiências e possibilidades com os calouros, este foi o primeiro ano que os dois cursos trouxeram esta proposta ao acolhimento de novos(as) estudantes.

Este é o primeiro ano que ambos os cursos têm turmas ingressantes no segundo semestre letivo. Junto a outros seis cursos técnicos, Comércio e Secretariado participaram o Processo Seletivo 2025.2, que abriu mais de 200 vagas em concurso que selecionou via sorteio público. Os cursos técnicos em Comércio e em Secretariado compõem o eixo de Gestão e Negócios do Colégio Politécnico e sua formação leva um ano e meio, sendo as aulas realizadas no turno da noite.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-588-251

Publicações Recentes