No dia 30 de setembro, comemora-se o Dia da e do Profissional em Secretariado. Para celebrar a data, o Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM promoveu, no dia 29 de setembro, às 19h, na Sala Inovadora, uma roda de conversa com o tema “A atuação profissional em Secretariado: possibilidades e desafios”. Para tratar do assunto, foram convidadas três profissionais em Secretariado atuantes em diferentes contextos e com formação em três diferentes níveis de ensino: Adriana Brun, Elvira Fátima de Lima Fernandes e Cris Pinheiro Corrêa Barrozo.
A abertura da noite foi com a palestra de Adriana Brun. Ela é formada em Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalha como Secretária Executiva no Sicredi Serrana – Carlos Barbosa – e atua como Assessora de Governança. Em sua palestra, ministrada online a estudantes e egressas do curso, Adriana compartilhou suas experiências, enfatizando algumas ferramentas de trabalho da e do profissional em secretariado e dicas de eventos da área. Sua fala foi marcada pela importância do constante estudo e atualização, principalmente em relação ao domínio da tecnologia para atuação profissional.


Na sequência da noite, compartilharam suas experiências Elvira Fátima de Lima Fernandes e Cris Pinheiro Corrêa Barrozo.

Elvira é formada em Técnico em Secretariado pelo Colégio Central do Brasil/RJ. É servidora técnico-administrativa em Educação desde 2018, com atuação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e, desde 2021, em exercício provisório na Reitoria do Instituto Federal Farroupilha. Além de narrar sua trajetória profissional, desde sua formação técnica até a aprovação no concurso público federal, Elvira também ministrou uma aula de cidadania, abordando sobre sua atuação em bancas de heteroidentificação e sobre as questões de racismo que permeiam a sociedade.

E, para finalizar a noite de trocas de experiências, Cris palestrou sobre rotinas secretariais. Cris é graduada em Tecnólogo em Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba e atua como secretária no Departamento de Educação Especial no Centro de Educação da UFSM. Em sua fala, destacou a importância de qualquer profissional ter foco e dedicação para ascensão profissional, seja em instituições públicas ou privadas.

Após o debate e a entrega de mimos às palestrantes, estudantes, egressas, secretárias e professores participaram de uma confraternização na sala de aula G111. Esses momentos de reflexão e compartilhamento de ideias são importantes para criar identidade de estudantes com o curso, uma vez que promovem a formação e aperfeiçoamento individual, amplia o networking e auxiliam a pensar na profissão de forma estratégica.


A coordenação, professoras e professores do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM parabeniza a todas e todos estudantes, secretárias e secretários e reconhece a dedicação e a eficiência desses profissionais para o bom funcionamento de empresas e organizações.
Texto e fotos: Cândida Martins Pinto
História da data
Durante a segunda fase da Revolução Industrial, por volta de 1860, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha – Lilian Sholes – testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever em uma máquina, em público. Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa. Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, sempre no dia 30 de setembro. Como muitos profissionais em secretariado participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias e dos Secretários”.
Fenasec. A origem da profissão. Disponível em: https://fenassec.com.br/site/b_osecretariado_historico.html; acesso em 29 set. 2025.