Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

CORPUS PARTICIPA DO 1º SNED NA FURG

Pesquisadores do Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem – Corpus (PPGL/UFSM) participaram do I SNED – Seminário Nacional de Estudos Discursivos organizado pelo Grupo de Estudos em Análise de Discurso (GEAD) da FURG – Fundação Universidade de Rio Grande. A programação iniciou na noite de 11 de março, tendo continuidade nos dias 12 e 13. A conferência de abertura foi proferida pela professora Ana Zandwais (UFRGS), que apresentou uma reflexão sobre a pesquisa em Análise de Discurso e suas relações com o materialismo histórico e dialético.

a_sned_12mar13.jpg

A coordenadora Acadêmico-Científica do Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, a professora Verli Petri, assentou a sua reflexão sobre o funcionamento do político nos modos de discursivisação do acontecimento que marcou Santa Maria, em 27 de janeiro de 2013, o incêndio da boate Kiss. A pesquisadora explorou diferentes materialidades discursivas, dentre as quais destacam-se enunciados produzidos por autoridades locais em entrevistas radiofônicas concedidas entre os dias 27 e 28 de janeiro, imagens fotográficas das manifestações populares fixadas diante dos escombros da boate durante o mês de fevereiro e um vídeo publicitário que teve seus sentidos alterados após o incêndio. A apresentação sensibilizou e instigou o público a uma sequência de perguntas e comentários que explicitaram ainda mais o funcionamento do que é dito e do que não é dito sobre um determinado acontecimento que é histórico e discursivo.

Ainda representaram o Laboratório Corpus, os doutorandos André Luis Campos Vargas e Maria Iraci Sousa Costa, participando do Simpósio “Estudos do Discurso: Teses e Dissertações”. Por sua vez, a acadêmica Kelly Guasso (acadêmica de graduação) expôs, na sessão de painéis, uma reflexão sobre a noção de sujeito na perspectiva da Análise de Discurso. Com relação à receptividade e à organização do evento, os estudantes de Santa Maria elogiaram as instalações do Hotel de Trânsito (alojamento próprio da FURG para convidados), localizado no interior do Campus que abriga os visitantes em eventos especiais.

Em reunião entre as professoras que representam o Grupo de Estudos em Análise do Discurso (FURG) com os representantes do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM), foi manifestado o interesse da FURG em estreitar relações acadêmico-científicas com os pesquisadores do Laboratório Corpus, o que poderá gerar importante acordo cooperação entre as instituições envolvidas.

Na foto, a partir da esquerda: Verli Petri, Darlene Webler (Coordenadora do I SNED), Luana de Gusmão, Rosely Diniz (GEAD/FURG), André Campos, Maria Iraci Costa, Daiane Siveris, Kelly Guasso e Ângela Plath.