Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Terceiro encontro do projeto “Memória e história como objeto de ensino e extensão nas escolas municipais de Silveira Martins” – Filme “A dama dourada”

O terceiro encontro do projeto “Memória e história como objeto de ensino e extensão nas escolas municipais de Silveira Martins” na escola E.M.E.F João Frederico Savegnago aconteceu na quinta-feira, 21 de junho.

Nesse encontro houve a exibição do filme “A dama dourada”, baseado na história real de Maria Altmann, uma mulher que com mais de 80 anos decidiu disputar uma das batalhas judiciais mais famosas do mundo das artes. Com ajuda apenas de um advogado, Altmann recuperou, em 2006, quadros que haviam sido roubados de sua família pelos nazistas, em 1938. Entre eles o “Retrato de Adele Bloch-Bauer”, uma das obras mais famosas de Gustav Klimt, hoje exposta na galeria Neue, em Nova York.

O objetivo desta atividade foi levar aos educandos o conhecimento de que a história de cada pessoa, desde as menores até casos como esse, são de extrema relevância na construção de quem somos. A importância que existe nas memórias que queremos ter e deixar para os nossos familiares e para o lugar em que vivemos.

k

Maria Altmann e o “O Retrato de Adele Bloch-Bauer”

“O Retrato de Adele Bloch-Bauer” por Gustav Klimt

Composto pelas acadêmicas da pós-graduação em Letras:

Ana Paula Alves Correa,

Andressa Brenner Fernandes

e Bruna Cielo Cabrera.

E pelas acadêmicas do curso de Letras:

Alessandra Stefanello (PROLICEN)

Brenda Duarte Dorneles (FIEX)

Carolina Provisan (PET Letras)

Jennifer Souza Alvares (PET Letras)

Liliane Monteiro (PET Letras).