Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Projeto “Memória e história como objeto de ensino e extensão em uma escola municipal de Silveira Martins” realiza Oficina de Fotografia Criativa para alunos do ensino fundamental

No dia 16 de agosto, ocorreu a Oficina de Fotografia Criativa, para a turma do 9º ano da Escola Municipal João Frederico Savegnago, no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão – UFSM Silveira Martins. O Projeto é composto por acadêmicas do Curso de Letras Licenciatura (integrantes do Programa de Educação Tutorial do Curso de Letras), uma bolsista do Programa de Licenciaturas (PROLICEN) e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Letras pela UFSM e é desenvolvido sob supervisão das coordenadoras Amanda Scherer e Taís Martins. A Oficina foi ministrada por Fabrício Leão, técnico administrativo do Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal de Santa Maria, formado em Artes Cênicas e Direção Teatral pela mesma Universidade e também integrante do projeto.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir Fabrício sobre suas experiências com a fotografia, sobre dicas de como se posicionar ao tirar uma foto, sugestões de edição de fotos, a partir de aplicativos em uma conversa muito animada e profícua. Os alunos puderam se apropriar de todo o conhecimento transmitido, pois o ato de fotografar faz parte da realidade de todos eles, principalmente, após o advento de telefones inteligentes e das redes sociais. Os alunos, fascinados pelas explicações, aprenderam sobre como lançar um outro olhar para as coisas que acontecem ao seu redor, sendo possível capturar um belo registro através de apenas um clique. Após a discussão e as sugestões de interpelação sobre o olhar e sobre o ato de capturar um instante, foi proposta uma atividade prática, na qual os alunos foram convidados a realizar um passeio pelo antigo Colégio Bom Conselho, hoje Bloco A – da UFSM Silveira Martins, com o objetivo de captar, através da câmera de seus celulares, objetos, paisagens, pessoas e tudo que chamasse atenção deles, dando, assim, um novo significado ao que seus olhos podem ver, já que, quando capturamos algo, estamos tocados por aquilo vemos.

A Oficina de Fotografia Criativa foi a primeira atividade do projeto neste segundo semestre, nos próximos meses planejam-se outras oficinas sempre voltadas à reflexão sobre a história e a memória de Silveira Martins e a importância do antigo Colégio Bom Conselho na vida dos habitantes da região.