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Fundo Documental Aldema Menine McKinney

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Aldema Menine Trindade, hoje Aldema Menine Mckinney, foi durante 25 anos professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Oriunda da zona rural da cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Aldema sempre foi engajada politicamente, o que, em função do momento de efervescência política brasileira das décadas de 70-80, de certa maneira, definiu a carreira profissional dessa educadora e determinou o lugar institucional que ela poderia ou não ocupar na academia.

Na cidade de Alegrete, realizou sua formação e iniciou suas atividades profissionais, cursando Magistério e, posteriormente, Graduação em Letras (ano de 1974) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegrete. Realizou seu Mestrado em Linguística e Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a orientação do Prof. Dr. Ir. Elvo Clemente. Em 1979, defendeu a dissertação intitulada Linguagem Regional da Fronteira do RGS: o léxico do cavalo.
Foi professora do Colégio Agrícola de Alegrete e, no ano de 1981, foi cedida para Universidade Federal de Santa Maria, instituição na qual posteriormente ingressou como professora concursada. Como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSM, iniciou seu percurso com a disciplina de Metodologia de Ensino de 2º Grau, passando, mais tarde, para a disciplina de Metodologia de Ensino de 1º Grau, até voltar seus trabalhos para a questão da alfabetização.

Atuou em diversos programas e projetos relacionados à temática educacional indígena, rural e de zona fronteiriça. Segundo informações disponibilizadas em seu Currículo Lattes, atuou principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia da linguagem, metodologia de ensino, inclusão e alfabetização.

A Professora Aldema orientou 18 dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e inúmeras monografias de Especialização em diversas outras instituições, como, por exemplo, a Universidade Federal de Roraima, a Universidade da Região da Campanha e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FIC), atual UNIFRA. Atuou em diversas instituições universitárias do Rio Grande do Sul e também de outros Estados brasileiros, entre elas a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Alegrete (FFCL) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Nos anos 80, foi convidada a ministrar a disciplina de Metodologia de Ensino no Curso de Letras, em um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria atuante no Estado de Roraima. O convite motivou a pesquisadora a também abordar questões referentes à alfabetização e à educação indígena, tema que permeou grande parte de sua pesquisa acadêmica e sua vida profissional.

Entre os anos 1986 e 2001, realizou assessoramento técnico-pedagógico ao Núcleo de Educação Indígena, no sentido de adequar o currículo das Escolas de Área Indígena à realidade dos grupos indígenas de Roraima. Durante o período de 1984 a 2001, prestou assessoramento técnico-pedagógico à Secretaria de Educação de Roraima para a implementação da proposta “Aprendendo com a Natureza”. E, entre os anos de 1993 a 2000, ocupou o lugar de Consultora do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Indígena. Também atuou como consultora Especial do Projeto “Pedagogia Linguística de Pré-Escolar e Escolar”, desenvolvido na Universidade da República do Uruguai, em Montevidéu. Cabe ressaltar também que, entre os anos de 1994 e 1997, foi Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria.

Para nós, a vida profissional da Professora Aldema – que, de maneira alguma, pode ser separada de sua vida pessoal, de sua formação familiar e acadêmica – faz parte da história da UFSM, do Curso de Letras desta instituição, via Centro de Educação. Sua vida profissional retrata um momento singular da história político-educacional da UFSM: o investimento, por parte desta instituição, em cursos de graduação no Estado de Roraima, o que contribuiu de modo efetivo para a criação da Universidade Federal de Roraima.

Resgatar, recuperar, organizar e trazer à tona dados e fatos referentes à história da Professora Aldema Menine Mckinney é também referendar uma parte da história da UFSM, uma parte da história da educação no Brasil. Lançar um olhar sobre a vida desta pesquisadora, em nosso entender, significa produzir um gesto de interpretação sobre as relações entre sujeito e instituição, as quais, ligadas à relação história de vida versus história profissional, exercem papel fundamental na formação dos profissionais de Letras no Brasil.

O Fundo Documental Aldema Menine Mckinney (FDAMM) é constituído por acervo doado pela própria pesquisadora. Neste acervo, encontram-se livros, textos, diários de viagem, relatórios técnico-científicos e um grande número de materiais produzidos durante o período em que a professora atuou diretamente com educação indígena (cartilhas, livros produzidos por alunos indígenas, etc.).

O Fundo Documental ainda está em fase de organização e implementação. O recebimento do material doado aconteceu no final de novembro de 2012 e, no momento, passa por procedimentos técnicos necessários à constituição de um Fundo Documental, como higienização, catalogação e arranjo de documentos, realizado por uma equipe de profissionais do campo da Arquivologia.

“Nasci em propriedade rural. Saí do campo com 15 anos. Fui professora por mais de quarenta anos. Sou aposentada da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, onde desenvolvi atividades em pesquisa, ensino, extensão e administração. Trabalhei durante sete anos em Salvador/BA. Elaborei o projeto global da FSBA. Sempre gostei de viajar – com o tempo, tornei-me andarilha…” [1].

Em seu blog, a Professora Aldema conta-nos que se tornou andarilha, posta imagens belíssimas de suas viagens e escreve histórias interessantes sobre o mundo que ela mesma diz ser “bonito e fácil de andar”. Se rememorarmos algumas décadas passadas, nos tempos em que a pesquisadora, professora, assessora fazia seus percursos do Rio Grande do Sul a Roraima, distantes por 6.000 Km, ou do Rio Grande do Sul a Montevidéu, veremos que o deslocamento não era tão fácil assim, pois o trajeto era imenso e exaustivo. O que para Aldema não é problema hoje, também não era problema ontem. Pois, Aldema sempre foi uma professora preocupada com questões de alfabetização em zona de fronteira e rural, participando de assessorias em diversos locais do Brasil e de congressos no exterior, ou seja, sempre andando pelo mundo, mesmo quando não saía de Santa Maria. Por isso, podemos afirmar que a Professora Aldema sempre foi uma andarilha… uma andarilha que nunca perdeu o ânimo, mesmo diante de todas as dificuldades de uma viagem em seu tempo, tanto no que tange ao transporte quanto no que tange a questões institucionais… Parece-nos que fronteiras nunca foram barreiras para Aldema Menine Mckinney.

 

Hoje de manhã saí muito cedo

Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer…

Não sabia que caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento soprava nas costas.

Assim tem sido a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre
Vou onde o vento me leva e não me
Sinto pensar.

Alberto Caeiro

 

Depoimento extraído do blog de Aldema Menine Mckinney. Disponível em: http://correndomundo.blogspot.com.br/

Coordenação
Prof.ª Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL)
Prof.ª Dr. Taís da Silva Martins (DOC/FIX-FAPERGS/CAPES-DLCL)

Coordenação Técnica:
Arquivista: Carla da Silva

Pesquisadores
Prof.ª Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL)
Prof.ª Dr. Verli Petri da Silveira (DLV)
Prof.ª Dr. Larissa Montagner Cervo (DLV)
Prof.ª Ms. Rosani Beatriz Pivetta da Silva (DD)
Prof.ª Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL)
Prof.ª Dr. Taís da Silva Martins (DLCL)
Prof.ª Dr. Zélia Maria Viana Paim (PNPD/CAPES – DLCL)

Alunos de Doutorado
Caroline Mallmann Schneiders (CAPES – Orientadora: Prof.ª Dr. Amanda E. Scherer)
Fernanda Kieling Pedrazzi (Orientadora: Prof.ª Dr. Amanda E. Scherer)
Maria Iraci Sousa Costa (CAPES – Orientadora: Prof.ª Dr. Amanda E. Scherer)
Viviane BiacchiBrust (CAPES- Orientadora: Prof.ª Dr. Verli Petri)

Alunos de Graduação
Luzianara de Lourenço (Pet/Letras)
Tainise Pegoraro (Pet/Letras)