Ir para o conteúdo Laboratório de Física e Hidrologia do Solo Ir para o menu Laboratório de Física e Hidrologia do Solo Ir para a busca no site Laboratório de Física e Hidrologia do Solo Ir para o rodapé Laboratório de Física e Hidrologia do Solo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

Física do Solo

Física do solo estuda propriedades e processos ligados à transferência de massa e energia no solo. Trata da dinâmica dos componentes físicos do solo e do comportamento de suas fases sólida, líquida e gasosa. Baseia-se em princípios da física, físico-química, engenharia e meteorologia e aplica esses princípios para resolver problemas práticos na agricultura, silvicultura, ecologia e engenharia.

Projetos recentes incluem água no sistema solo-planta, mecânica e reologia do solo, compactação em sistemas agrícolas e florestais, relação física e pedologia do solo e cultivos florestais e variabilidade espacial e temporal de propriedades e processos físicos.

Hidrossedimentologia de Bacias Hidrográficas Rurais

Hidrologia e sedimentologia tratam dos fluxos de água, sedimentos e solutos na paisagem. Esses processos são governados por fatores com alta variabilidade espacial e temporal, como uso e manejo do solo. O comportamento do rio é utilizado para compreender o resultado das ações antrópicas e naturais que acontecem dentro da bacia hidrográfica, no ambiente agrícola e florestal.

Projetos recentes incluem a quantificação da erosão bruta, escoamento e produção de sedimentos, identificação das fontes de sedimentos, estudos de balanço de sedimentos, parametrização de modelos de produção de sedimentos e descarga de nutrientes.