
Pesquisa analisa como estudantes desenvolvem representação espacial a partir da leitura de imagens de Sensoriamento Remoto
Na última semana, a integrante do LABGEOTEC – UFSM, Missaela dos Santos Soares, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Intitulado “Representação Espacial e Desenvolvimento Cognitivo: um estudo a partir da interpretação de produtos de Sensoriamento Remoto mediada por mapas mentais”, o trabalho investiga as relações entre linguagem cartográfica, cognição espacial e educação geográfica.
Sob orientação do Prof. Dr. Waterloo Pereira Filho e coorientação da Profª Dra. Gisieli Kramer, a pesquisa buscou compreender de que maneira estudantes do 6º ano do ensino fundamental interpretam imagens de Sensoriamento Remoto a partir de um processo pedagógico mediado pela construção de mapas mentais.
A análise dos mapas elaborados pelos estudantes após as intervenções didáticas revelou avanços significativos nas formas de representação espacial, incluindo maior domínio de proporções escalares, estilos de representação e organização da informação espacial. Esses resultados evidenciam o potencial do Sensoriamento Remoto como recurso didático no desenvolvimento de habilidades cognitivas espaciais na educação básica.
A banca avaliadora foi composta pelo Dr. Felipe Corrêa dos Santos (Prefeitura Municipal de Santa Maria) e pela Dra. Rosana Corazza (IFRS – Campus Sertão), que destacaram a relevância metodológica e didático-pedagógica do trabalho.
O LABGEOTEC parabeniza Missaela pela qualidade científica e sensibilidade educacional de sua pesquisa, que contribui não apenas para o avanço das geotecnologias aplicadas à educação, mas também para a valorização da formação espacial no processo de aprendizagem.