Ir para o conteúdo LEX Ir para o menu LEX Ir para a busca no site LEX Ir para o rodapé LEX

Jornalismo infantil e interatividade

MOTTER, Andressa Canova. Aventura Amazônica: a interatividade como recurso narrativo no Jornalismo Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadores: Laura Strelow Storch e Lucas Durr Missau.

Resumo: Este projeto consiste em um exercício de experimentação referente ao uso da interatividade como recurso narrativo no jornalismo infantil. Partindo do problema de pesquisa: “Como usar a interatividade para produzir conteúdo jornalístico ao público infantil?”, realizamos um levantamento bibliográfico acerca do jornalismo infantil, de metodologias de aprendizado em educação, do jornalismo digital e da interatividade. O desenvolvimento da experimentação foi baseado em conceitos e características da interatividade e do jornalismo infantil e em técnicas do jornalismo. O processo de produção resultou na reportagem interativa Quem sabe sobre o desmatamento da floresta?, um especial semanal que tem como público alvo crianças de 8 a 12 anos incompletos com acesso a smartphones e faz parte da série Aventura Amazônica. Como pauta, abordamos o contexto ambiental e político brasileiro a partir dos dados de aumento do desmatamento da Amazônia divulgados em julho de 2019 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O produto – um aplicativo desenvolvido em conjunto com a acadêmica de Desenho Industrial da UFSM, Pollyana Santoro – tem jogos, ilustrações, recursos interativos e multimídia. A partir dos resultados da experimentação, evidenciamos que a interatividade colabora para que o jornalismo infantil auxilie na manutenção do direito das crianças à informação, colabore para as transformações do jornalismo e contribua com as funções da comunicação de informar, educar e entreter. Além disso, observamos as limitações de se produzir conteúdos interativos no contexto das redações jornalísticas devido ao tempo e os desafios do trabalho conjunto com profissionais de outras áreas.

Baixe o APP para conferir a reportagem interativa:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é apple-ios-logo-png-apple-ios-image-4085-256.png O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-1-1.png