Ir para o conteúdo LEX Ir para o menu LEX Ir para a busca no site LEX Ir para o rodapé LEX

Podcast “Latinas”: uma experiência de jornalismo cross border

COLLAR, Mayara Souto. “Latinas”: jornalismo cross border como estratégia para a produção de um podcast para a América Latina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Laura Strelow Storch.

Resumo: O presente trabalho apresenta uma experimentação sobre as potencialidades e limites da produção jornalística internacional a partir do conceito de jornalismo cross-border. Pretendemos discutir como produzir conteúdos jornalísticos sobre e para diferentes países da América Latina em um podcast sobre mulheres latino-americanas. Para isto, construímos o projeto editorial de um podcast jornalístico para a circulação no continente, utilizando como estratégia a produção colaborativa entre diferentes países, característica do jornalismo cross-border. Visando aproximar os países latino-americanos, e mostrar semelhanças e diferenças entre eles, testamos estratégias narrativas que consideram as diferenças linguísticas entre os países e caracterizam a linguagem sonora. Nosso aporte metodológico está ancorado nas linhas fundamentais dos métodos experimentais em ciência, que são utilizadas no Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEX) da Universidade Federal de Santa Maria, onde o projeto é desenvolvido. Desta forma, o podcast “Latinas” fala sobre mulheres latino-americanas, dividindo os conteúdos em temporadas temáticas, em que cada episódio traz vozes de diferentes países da América Latinas. Produzimos um episódio piloto, que conta a história do podcast, além de dois episódios da temporada sobre o Aborto na América Latina. Entre os principais resultados estão a produção de episódios em parceria com mulheres da Argentina, México e El Salvador. Além da experiência narrativa de tradução de expressões e falas do português para o espanhol, e a posterior gravação do episódio piloto em ambos os idiomas.

Episódio Piloto (versão PT)

Episódio Piloto (versão ESP)

Temporada 1 – Aborto na América Latina
Episódio 1. Do ilegal ao criminal