JOELS, Mirella. “Onde há fumaça, há fogo”: memória e curadoria como estratégias para a produção de um newsgame. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadores: Laura Strelow Storch e Lucas Durr Missau.
RESUMO: As inovações tecnológicas, como a internet e a ascensão dos dispositivos móveis, demandam que se pense o jornalismo para outras plataformas. A interatividade e a multimidialidade são pontos importantes a serem explorados por quem busca as potencialidades do jornalismo aliado aos smartphones e tablets. Outro ponto importante de se observar é o turbilhão de informações que a prática do webjornalismo proporciona. Existe muita informação e desinformação na internet, por isso, é preciso saber filtrar. Neste projeto, nos propomos a organizar as informações veiculadas na Folha de S Paulo sobre as queimadas na Amazônia. Utilizamos a memória do veículo de comunicação para a criação de uma curadoria jornalística, com matérias de antes e depois do dia 19 de agosto, o dia em que a tarde escureceu em São Paulo repentinamente. Nosso produto é o roteiro de um newsgame — um jogo com características jornalísticas — que utiliza como estratégias narrativas, a memória e a curadoria. A narrativa do newsgame é pensada no âmbito digital para que o leitor-jogador entre em contato com aspectos informativos do jornalismo, como dados e declarações de fontes.
Storyboard do newsgame
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Cena: Plano aberto de Alex em seu quarto
Narração: Em São Paulo, a tarde do dia 19 de agosto parece transcorrer normalmente. A investigadora Alex está em seu quarto, analisando os detalhes do caso em que está trabalhando. Alex, metade raposa, metade humana, gosta de jornalismo e acredita que a apuração pode ser uma forma de resolver mistérios. Ela ama duas coisas na vida: seu quarto e explorar o mundo fora dele.
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Cena: Plano aberto no quarto de Alex, com o céu escurecendo.
Narração: Alex está revisando suas investigações quando, de repente, o céu escurece.
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Cena: Plano médio com a Alex olhando pela janela com expressão surpresa. Local, data e hora para situar o leitor-jogador aparecem no canto inferior esquerdo.
Narração: A escuridão que invadiu a cidade reflete no quarto de Alex. Apavorada, ela observa pela janela.
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Cena: Plano detalhe do celular na mão da Alex com o Instagram da Folha aberto.
Narração: Alex pega o celular, abre o Instagram da Folha de S. Paulo e percebe que o veículo realizou uma postagem sobre a tarde escura.
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Cena: Alex em primeiro plano com cara de dúvida para o leitor-jogador. Janela com a cidade ao fundo.
Narração: Confusa com a situação, Alex percebe que tem mais uma investigação à sua frente.
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Cena: Plano médio com Alex inserindo um novo caso no seu mural.
Narração: Alex cola o print do Instagram da Folha no seu Mural de Casos para investigar. O objetivo é encontrar informações suficientes para construir uma matéria jornalística.
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O menu possui o nome do jogo “Onde há fumaça, há fogo”. Do lado direito existem quatro opções que serão explicitadas abaixo. |
Opção 1: Alex é a nossa personagem principal do jogo, meio humana, meio raposa. Ela gosta de resolver mistérios e ama histórias bem contadas. Sonha em cursar jornalismo e acredita ser a profissão da sua vida, já que o símbolo do jornalismo é uma raposa. Ela é engajada em causas ambientais e gosta de ler romances criminais. Antenada em tecnologias, Alex gosta de aproveitar as vantagens da modernidade (ela ama jogar na internet). Curte ciência e não tem preguiça de correr atrás das informações que acredita serem necessárias para entender o contexto das situações ao seu redor. Ela gosta de plantinhas e da cor azul. Além de todas suas qualidades, ela é uma fofura. |
Opção 2: O newsgame foi desenvolvido no Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx), com foco em cibercultura e produção digital. A personagem principal do jogo, Alex, assim como os alunos que participam do Laboratório, é curiosa, gosta de enfrentar desafios, faz bom uso das tecnologias e busca respostas para seus constantes questionamentos.
O “Onde há fumaça, há fogo” utiliza como recurso de produção para a narrativa do newsgame a cobertura do jornal A Folha de S. Paulo sobre as queimadas na Amazônia. Coletamos informações de diferentes matérias para mostrar ao jogador o relevante papel da memória para o Jornalismo. Se você voltar um pouco na linha do tempo das matérias, é possível encontrar informações que se complementam e melhoram sua compreensão sobre os acontecimentos fragmentados que o jornal apresenta todos os dias. O que a gente fez, você também pode fazer!
Nesta edição, acompanhamos a cobertura do dia 19 de agosto até o dia 8 de setembro. Tá sabendo o que aconteceu no dia 19 de agosto em São Paulo? No jogo a gente te mostra um pouco! |
Opção 3: Para pular obstáculos ou conquistar prêmios, você deve clicar na tela. O jogo é no formato “correr e pular” e side-scrolling, ou seja, percorre da esquerda para a direita sempre.
Para saber mais informações sobre as reportagens que foram utilizadas para a construção do jogo, basta clicar no ícone do jornal online Folha de S. Paulo. |
Opção 4: Onde pressiona para iniciar o jogo.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e chega ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Objetivo: Conversar com uma fonte jornalística que pode auxiliar a Alex a construir uma matéria sobre a fumaça em São Paulo.
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Ação: Alex encontra a primeira fonte. Ela faz perguntas e ele responde.
Objetivo: Ouvir a fala da instituição (ver abaixo).
ALEX: A tarde escura é fruto de fumaça de queimadas?
(Inmet) FRANCO NADAL VILLELA: A tarde escura é efeito da frente fria no leste do estado. Outra contribuição para a instabilidade são os grandes incêndios no Paraguai, na região do Pantanal. Os ventos fortes favorecem a vinda de elemento particulado de queimadas.
ALEX: Por onde esses elementos particulados vieram?
FRANCO: Pelo Mato Grosso do Sul e chegaram em São Paulo. O material particulado ajuda na formação das nuvens e o céu fica ainda mais escuro. Incêndios na região da Bolívia também têm contribuído.
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Ação: Surge um questionamento da tela.
Alternativas: O jogador pode decidir ouvir apenas a fala de uma fonte.
Se o jogador decidir por SIM, o jogo finaliza ali.
Se o jogador selecionar a opção NÃO, o jogo prossegue.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e encontra vários veículos de comunicação.
Objetivo: Pular na marca do ponto de interrogação para receber um “prêmio”.
Alternativas: Se o jogador pular no ponto de interrogação, ele pode receber uma recompensa em forma de informação (abaixo). Se NÃO, ele só seguirá andando da esquerda para direita até a próxima interação.
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Ação: O pulo de Alex em direção ao ponto de interrogação fez cair um celular com uma mensagem como recompensa.
Na mensagem, é possível ver uma nota do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Objetivo: Coletar essa informação.
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Informação online com trecho de nota do Instituto de Meteorologia (Inmet).
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e chega à Universidade de São Paulo (USP).
Objetivo: Conversar com uma fonte jornalística que pode auxiliar a Alex a construir uma matéria sobre a fumaça em São Paulo.
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Ação: Alex encontra a segunda fonte. Ela faz uma pergunta e a fonte responde.
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ALEX: O que o céu do dia 19 de agosto em São Paulo representa?
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Ação: Surge um questionamento da tela.
Alternativas: O jogador pode decidir ouvir apenas falas de duas fontes.
Se o jogador decidir por SIM, o jogo finaliza ali.
Se o jogador selecionar a opção NÃO, o jogo prossegue.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e encontra um dado de tabuleiro que apresenta uma informação numérica. Aparece a opção de jogar o dado de tabuleiro e ele apresenta um número sobre algum dado referente às queimadas.
Objetivo: Ir até o dado de tabuleiro e descobrir uma informação (ver abaixo).
Alternativas: Se o jogador caminhar até o dado, ele vai receber uma informação que aparecerá na tela por alguns segundos. Se o jogador desviar do dado de tabuleiro por meio de um pulo, ele perde a chance de ver aquela informação.
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Informação do dado de tabuleiro sobre focos de incêndio.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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.Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo.
Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela.
Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e retorna ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ouvir outra fonte. Objetivo: Conversar com uma fonte jornalística que pode auxiliar a Alex a construir uma matéria sobre a fumaça em São Paulo.
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Ação: Alex encontra a terceira fonte. Ela faz uma pergunta e a fonte responde. Objetivo: Ouvir a fala da instituição (ver abaixo)
ALEX: A água da chuva de São Paulo realmente estava escura na tarde do dia 19 de agosto Meteorologista do Inmet) NEIDE OLIVEIRA: Não há relação entre a água escura sugerida nas publicações e o céu escuro em São Paulo. A chuva dissiparia o material particulado de maneira que a água mantivesse sua coloração normal.
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Ação: Surge um questionamento da tela. Alternativas: O jogador pode decidir ouvir apenas falas de três fontes. Se o jogador decidir por SIM, o jogo finaliza ali. Se o jogador selecionar a opção NÃO, o jogo prossegue.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na estrada para Sertãozinho/SP Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela. Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e encontra um dado de tabuleiro que apresenta uma informação numérica. Aparece a opção de jogar o dado de tabuleiro e ele apresenta um número sobre algum dado referente às queimadas. Objetivo: Ir até o dado de tabuleiro e descobrir uma informação (ver abaixo). Alternativas: Se o jogador caminhar até o dado, ele vai receber uma informação que aparecerá na tela por alguns segundos. Se o jogador desviar do dado de tabuleiro por meio de um pulo, ele perde a chance de ver aquela informação.
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Informação do dado de tabuleiro sobre focos de incêndio.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na estrada para Sertãozinho/SP Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela. Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: O jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: Por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na estrada para Sertãozinho/SP Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela. Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex anda da esquerda para direita Alex caminha da esquerda para direita na estrada para Sertãozinho/SP
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e chega à Fenasucro & Agrocana na cidade de Sertãozinho/SP. Objetivo: Ver a fala que o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, irá fazer na Fenasucro & Agrocana.
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Ação: Alex assiste ao pronunciamento do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho/SP no dia 20 de agosto. Objetivo: Ouvir a fala do Ministro.
(Ministro do Meio Ambiente) RICARDO SALLES: Estamos fazendo o máximo de esforço que podemos para combater as queimadas. Isso decorre dum tempo muito seco e há portanto essa maior incidência de queimadas. Aproveito para comentar a fumaça ou aquela escuridão que deu ontem na cidade de São Paulo e que alguns disseram que é a fumaça da Amazônia que encobriu a cidade. Essa afirmação parece até um vídeo que vi, um mês atrás, de um helicóptero do Ibama sendo recebido a tiros e, depois, meia hora depois, mostrou um menino que tinha feito uma montagem.
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Ação: Surge um questionamento da tela. Alternativas: O jogador pode decidir ouvir apenas falas de quatro fontes. Se o jogador decidir por SIM, o jogo finaliza ali. Se o jogador selecionar a opção NÃO, o jogo prossegue.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-52-1024x498.jpg)
Ação: Alex caminha da esquerda para direita e encontra vários veículos de comunicação. Objetivo: Pular na marca do ponto de interrogação para receber um “prêmio”. Alternativas: Se o jogador pular no ponto de interrogação, ele pode receber uma recompensa em forma de informação. Se NÃO, ele só seguirá andando da esquerda para direita até a próximo interação.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-53-1024x498.jpg)
Ação: O pulo de Alex em direção ao ponto de interrogação fez cair um celular com uma mensagem como recompensa. Na mensagem, é possível ver o que as imagens do CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam. Objetivo: Coletar essa informação.
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Informação online sobre o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo. Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela. Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-56-1024x498.jpg)
Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita e encontra um dado de tabuleiro que apresenta uma informação numérica. Aparece a opção de jogar o dado de tabuleiro e ele apresenta um número sobre algum dado referente às queimadas. Objetivo: Ir até o dado de tabuleiro e descobrir uma informação (ver abaixo).
Alternativas: Se o jogador caminhar até o dado, ele vai receber uma informação que aparecerá na tela por alguns segundos. Se o jogador desviar do dado de tabuleiro por meio de um pulo, ele perde a chance de ver aquela informação.
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos.
Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: Alex caminha da esquerda para direita na cidade de São Paulo. Objetivo: Desviar da fake news pulando sobre ela. Alternativas: Se o jogador cumprir o objetivo e conseguir pular o ícone da fake news, seguirá para a próxima tela. Se NÃO, um pop-up abrirá na tela de jogo (ver abaixo).
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-62-1024x498.jpg)
Objetivo: o jogador lê a informação, que vai desaparecer da tela depois de alguns segundos. Consequência: por ter caído em uma fake news, a personagem ficará com a ação mais lenta por alguns segundos.
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Ação: ALEX caminha da esquerda para direita e chega à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Objetivo: Conversar com uma fonte jornalística que pode auxiliar a ALEX a construir uma matéria sobre a fumaça em São Paulo.
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Ação: Alex encontra a quinta fonte. Ela realiza uma pergunta e a fonte responde. Objetivo: Ouvir a fala da instituição (ver abaixo).
ALEX: Quando podem ter ocorrido as queimadas que originaram a fumaça? (Pesquisador da FAPESP) EDUARDO LANDULFO: A pluma de poluição que começou a pairar sobre a Grande São Paulo entre 16h e 17h da tarde de domingo é resultado de queimadas de quatro a sete dias antes.
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Ação: Surge uma fumaça intensa e Alex rasteja e tosse. Consequência: Por conta da fumaça, Alex enfraquece. Objetivo: Ler as cinco informações que acompanham a fumaça (ver abaixo).
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Primeira informação da fumaça sobre alterações em voôs.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/ESTAA-1024x499.png)
Segunda informação da fumaça sobre problemas respiratórios.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-67-1024x498.jpg)
Terceira informação da fumaça sobre doenças.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-69-1024x498.jpg)
Quarta informação da fumaça sobre incêndios em rodovias.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-70-1024x498.jpg)
Quinta informação da fumaça sobre consequências para saúde..
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-71-1024x498.png)
Resultado das fake news. O jogo finaliza após a última fumaça com um resumo do desempenho do jogador-leitor. Quanto mais informações coletadas e fake news desviadas, melhor. Pois o objetivo de Alex é conseguir realizar uma apuração investigativa para construir uma matéria. A matéria não é construída ao final do jogo porque seria muito comprida para o formato de celular, mas é possível ter uma noção dos dados que fariam parte. Os resultados aparecem a partir de tópicos e suas variantes.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-72-1024x498.png)
Resultado das fontes.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-73-1024x498.png)
Resultado das informações online.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-74-1024x498.png)
Resultado das fumaças.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-75-1024x498.png)
Resultado dos dados.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/696/2019/12/Imagem-76-1024x498.png)
Por fim, após mostrar os resultados, surge outra tela com uma nota do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Esse ponto é o gancho para a próxima fase, sobre o Dia do Fogo, caso o projeto tenha continuidade.