Ir para o conteúdo Milpa Ir para o menu Milpa Ir para a busca no site Milpa Ir para o rodapé Milpa
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorando do milpa realiza oficinas sobre crônica nos Geoparques da UNESCO



O doutorando Wellington Felipe Hack (POSCOM/UFSM), integrante do milpa – laboratório de jornalismo, participou da Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com municípios que integram dois Geoparques Mundiais da UNESCO. O evento, realizado nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul, ofereceu capacitações para docentes da rede básica de ensino, integrando conhecimentos populares e científicos na valorização desses espaços singulares do mundo e no desenvolvimento de novas formas de trabalhos pedagógicos em sala de aula. 

As oficinas propostas pelo doutorando tiveram como tema “Nos fios da memória: leitura de produção de notícias e de crônicas nos Geoparques UNESCO”, focada na produção de textos a partir das singularidades dos territórios em que as comunidades escolares estão inseridas. As atividades buscaram repensar o jornalismo em sala de aula, tendo como núcleo os ideais presentes na concepção de um Geoparque. Além de explorar critérios mais formais e conceituais do acontecimento jornalístico, da notícia e da crônica, as oficinas também incentivam a reflexão sobre como informar e interpretar esses territórios por meio da produção jornalística.

“Participar deste momento é compreender que pesquisa, ensino e extensão, quando trabalhadas de forma conjunta, podem resultar em saberes novos que potencializam a teorização da prática. Mais do que isso, possibilita pensar e discutir com diferentes sujeitos a prática do jornalismo e estratégias para desenvolver outras formas de informar e formar as pessoas sobre a emergência climática”, comenta Wellington Hack. A proposta integra a pesquisa de doutorado Notícias (d)no fim do mundo: contribuições para uma filosofia não determinista no jornalismo, desenvolvida sob a orientação do professor Reges Schwaab.

As oficinas aconteceram nos dias 24 e 25 de julho e contaram com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM


O QUE É UM GEOPARQUE

Um território Geoparque é um espaço único e singular no mundo, reconhecido pela UNESCO através de um processo que envolve avaliação de aspectos culturais, geográficos, históricos e ambientais. Ao serem certificados com o título, busca-se promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo global, incentivando a preservação da memória e das características locais das comunidades. 

Para saber mais, acesse o site da PRE ou da UNESCO Brasil.

 

Texto: Wellington Hack.

Edição: Júlia Petenon. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-930-144

Publicações Recentes