Ir para o conteúdo Milpa Ir para o menu Milpa Ir para a busca no site Milpa Ir para o rodapé Milpa
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisas de integrantes do milpa serão levadas à 40ª JAI UFSM e ao 8º Congresso de Extensão da AUGM

Pesquisas têm como foco o estudo da prática jornalística



Entre os dias 3 e 7 de novembro, acontece a 40ª edição da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI). Durante o evento, membros do milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM) irão apresentar duas pesquisas em andamento no grupo, focadas na compreensão do Jornalismo e de sua participação na constituição de outras formas de narrar a sociedade.

O texto “Uma epistemologia da apuração imersiva como método no jornalismo”, de autoria de Josué Ângelo Gris, sob orientação do professor Reges Schwaab, busca compreender como o método jornalístico da imersão é capaz de construir uma perspectiva decolonial na Comunicação. O trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento no milpa, e articula diferentes formatos e denominações utilizadas pelo jornalismo para realizar um panorama geral de como a metodologia de apuração vem sendo acionada no jornalismo latino-americano.

O trabalho “Saberes (in)comuns: o conhecimento jornalístico em um não-lugar”, de Wellington Hack, também sob orientação do professor Reges Schwaab, articula bases dos Estudos em Jornalismo e da Filosofia na compreensão do conhecimento social produzido pela prática noticiosa. A partir de uma abordagem teórico-crítica, o trabalho realiza uma revisão conceitual dos trabalhos brasileiros que utilizam a noção do jornalismo como conhecimento no início da década de 2020. A pesquisa integra o trabalho de doutorado que vem sendo realizado no milpa e conta com apoio do CNPq.

8º Congresso de Extensão da AUGM

No final do mês de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, acontece o 8º Congresso de Extensão da AUGM. No evento, o doutorando Wellington Hack apresentará o trabalho “Filosofia em saberes (in)comuns: o jornalismo na educação popular pré-universitária”

A pesquisa é resultado de ações de extensão desenvolvidas com foco na Educação Básica que buscam unir a produção jornalística com o ensino de Filosofia. Por meio de uma leitura crítica de mundo, o trabalho ressalta os potenciais dessa união para a construção de novos imaginários coletivos e para fornecer instrumentos de emancipação às classes populares. O trabalho é apoiado pelo CNPq, Ministério da Educação e Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-930-175

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes