Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Corpos livres



Registros de Kenior Rocha Dias dão visibilidade e poder a transgêneros. 

A fotografia tem o poder de isolar um momento e, por meio dele, carregar discursos, criar sentidos e contar histórias. Com esse propósito, o designer e fotógrafo Kennior Rocha Dias produziu, em 2018, Fotografia como agente de empoderamento: emancipação social e expressão de pessoas transgêneros e travestis. O ensaio foi o Trabalho de Conclusão de Curso em Desenho Industrial pela UFSM.

O objetivo do autor, com a fotografia, foi aproximar trans dos meios em que não estão presentes. “Eu quis dar visibilidade e empoderar, como forma de diminuir a intolerância e o preconceito transfóbico destinado a essas pessoas pela sociedade”, explica.

Para o autor, o termo emancipação social se trata de “cada um, conhecer as próprias potencialidades e utilizá-las como ascendente individual e político, no pensamento de liberdade, de expressão de gênero, de poder sobre o próprio corpo e imagem”.

Bernardo Beltrame, Yasmin Fentiny, Rafael Feltrin Berleze e Íris Beatriz foram os convidados do ensaio de Kennior. Moradores de Santa Maria, os quatro são identificados com seus nomes sociais, e foram fotografados em lugares associados com suas histórias. 

O contato do fotógrafo com os  participantes foi importante para que se sentissem confortáveis na hora do ensaio. Kennior pesquisou gostos, interesses, posicionamento político e formas de entender o mundo de cada convidado, para explorar a maior quantidade de sentimentos e discursos. O resultado está em um fotolivro com 20 fotografias.  

Expediente

Repórter: Bibiana Pinheiro

Revisor: Alcione Bidinoto

Mídias Sociais: Nathalia Pitol

Diagramadora: Yasmin Faccin

Editora de Arte da edição impressa: Lidiane Castagna

Editora de Arte: Marcele Reis 

Editora de Produção: Melissa Konzen

Editor Chefe: Maurício Dias

*Matéria publicada na 11ª edição impressa da revista Arco. *


Publicações Recentes