Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

Comportamento na .txt

Giuliana Matiuzzi –  giuseerig@gmail.com
Olívia Scarpari –  oliviascarpari@hotmail.com

Na reunião de pauta da revista .txt, trabalhando no campo das ideias, muitas vezes nem suspeitamos dos desdobramentos de determinado assunto. O Restaurante Universitário está bastante presente nas edições da revista, mas dessa vez pensávamos num enfoque um pouco diferente: falar do RU por um viés comportamental. Quando colocamos o pé na rua, nos demos por conta de que entrevistas com os usuários não nos trariam as questões que precisávamos para a construção da matéria.

Produzir uma pesquisa de opinião pública se tornou uma boa saída, apesar do acréscimo de tempo da aplicação dos formulários e tabulação dos dados ter nos sacrificado. Devido a quase fobia dos psicólogos santa-marienses em atender jornalistas, buscamos na sociologia uma saída para falar do comportamento em grandes espaços. Para a estranheza de alguns – e até mesmo nossa – a matéria começava citando um sociólogo. Ousamos um pouco, suamos um tanto, mas ao final o resultado nos pareceu interessante: sempre há outro modo de olhar um local. Inevitavelmente se passou da sociologia à arquitetura. Se o espaço determina como agimos, a arquitetura pode nos trazer respostas para algumas atitudes.

Na Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), encontramos um grupo de arquitetos empenhados em tornar o RU um local para almoçar, conviver e, por que não?, passar momentos agradáveis.  Eventuais falhas de uma estrutura não poderiam, segundo eles, se tornar responsabilidades dos alunos. É a Universidade Federal de Santa Maria buscando seu melhor e a assistência estudantil cada vez mais

A estrutura

Assim como todo o cenário do campus da UFSM, através dos anos, passou por modificações, o mesmo se aplica ao Restaurante Universitário. A estrutura interna no RU do campus – especialmente a cozinha – por diversas vezes foi alterada, passando por melhorias, reformas e aumentos. Conforme explica o arquiteto da Proinfra, André Moraes, isso faz com que seja um espaço mais trabalhado, lapidado pelo uso, e por essa razão, dificilmente o novo RU superaria em matéria de funcionalidade. A imagem em 3D, o projeto com sua estrutura inicial, inclui as divisórias de madeiras que ajudariam a abafar os ruídos do ambiente. Por limitações de verbas, essas divisórias ainda não foram implementadas.

O prédio da União, além de ganhar uma cobertura de metal que modificou bastante sua aparência original, conforme a foto recentemente recebeu um azul em sua fachada, destacando-se dos outros prédios como um local de referência para a comunidade estudantil. Nas fotos, pode-se comparar o efeito obtido com a nova cor.

Abaixo o vídeo que dá uma visão panorâmica do espaço planejado para o Refeitório II do RU.