Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

Recantos desconhecidos

Janine Appel – nineprendadors@hotmail.com
Kamila Baidek – kamila_baidek@hotmail.com
Marlon Dias –  marlondias18@hotmail.com

A revista .txt é um laboratório riquíssimo por pelo menos dois motivos. Primeiro, porque ela permite que experimentemos o desafio da reportagem e da edição na prática durante a faculdade, ainda na primeira metade do curso. Segundo, porque como ela é pautada nos mais diversos assuntos relativos à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), permite que nós – alunos e repórteres – conheçamos melhor a instituição de ensino superior onde realizamos nossa formação profissional.

Nossa rotina acadêmica normalmente fica circunscrita aos mesmos espaços dentro da UFSM. O itinerário inclui aulas e atividades curriculares nos prédios 21 e 74, gravações de rádio no prédio da reitoria e visitas à Biblioteca Central, além de almoços no Restaurante Universitário e algumas paradas para lanche nas diversas cantinas espalhadas pela Universidade. O imperativo do tempo normalmente nos impede de sairmos, sem compromisso, a passeio, para conhecermos cada recanto do campus.

A pauta sobre os cuidadores de animais do Centro de Ciências Rurais foi um desafio justamente porque a apuração nos desviou do trajeto habitual. Entre as visitas aos laboratórios do Departamento de Zootecnia, nosso itinerário pela zona “rural” do campusnos apresentou um caminho repleto de belas paisagens. Confira abaixo uma UFSM desconhecida por muitos, mas cuja beleza campesina é convidativa a um desvio de trajeto, vez ou outra, para desfrutar de um bucólico cenário.