Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

O trabalho dos enfermeiros na Turma do Ique

Jean M. Senhorinho – jeansenhorinho@hotmail.com
Guilherme da Silva Granêz – guilherme.granez@hotmail.com
Ronei Bueno da Cruz – roneidacruz@gmail.com

Os enfermeiros têm como missão melhorar as vidas de crianças com atividades lúdicas somadas ao tratamento convencional. Doenças complexas como o câncer são grandes desafios a serem superados especialmente quando atingem crianças. São os profissionais de enfermagem que acompanham de perto o processo dessas doenças e tem a tarefa de oferecer o tratamento e o conforto emocional aos pacientes.

A enfermeira Lenir Gebert, que tem 28 anos de serviços prestados ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e coordena os voluntários da Turma do Ique – grupo que atua no combate ao câncer infantil com atividades lúdicas e auxílio às crianças e aos seus familiares –, avalia: “A enfermagem tem um contato mais direto com o paciente, conseguindo escutar as suas ansiedades e dos familiares”.

O acréscimo de atividades lúdicas nas práticas de enfermagem contribuiu para elevar a qualidade do tratamento, porque respeita as especificidades dos pacientes. Lenir assinala: “É muito importante para nós, enfermeiros, trabalharmos o lado humano junto com a parte científica e técnica”.

A Turma do Ique

O grupo é composto por 60 voluntários, cinco funcionários (divididos em setores: nutrição, manutenção, limpeza e secretaria), três bolsistas e dez profissionais da saúde (seis médicos, três médicos residentes e uma enfermeira). A Turma atende mais de 100 crianças e adolescentes por semana.

A Turma do Ique também busca contribuir para a geração de renda da família que, impedida de trabalhar e cuidar da criança ao mesmo tempo, precisa se sustentar. São oferecidos cursos de tear, pinturas, crochê e tricô pelos voluntários.

Conheça o site da Turma do Ique.

Sobre a profissão

A enfermeira pediátrica do HUSM, Tokiko Kimura, tem mais de 35 anos de profissão e revela que há um enorme desgaste emocional e físico na área da enfermagem, mas ressalta sua satisfação em ajudar os pacientes a se recuperarem.

As funções da enfermagem contemplam também a organização, a limpeza e a gestão do material empregado nas práticas do tratamento. O trabalho dos enfermeiros – tanto em um grupo especial, como a Turma do Ique, ou qualquer outro departamento – reserva momentos ímpares. O reconhecimento por parte dos pacientes é evidente no carinho demonstrado para com os enfermeiros – profissionais que se dedicam na tarefa de ajudar a salvar vidas.