Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

Ingresso na UFSM ainda em debate

Julia Schapowal – julia.nadine@hotmail.com
Luan Romero – luan1648@gmail.com
Vanessa Gonzaga – vannessah.17@gmail.com

Desde a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia 22 de maio deste ano, o ingresso ao ensino superior é uma incógnita. A única certeza até o momento é que o processo seletivo seriado irá continuar para aqueles que já o iniciaram.

A determinação do Cepe para usar unicamente o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso na instituição, além dos 50% de cotas, deixou a comunidade santa-mariense confusa. No dia 5 de junho, o Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas), a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon), União Santa-mariense de Estudantes (USE) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL) acionaram o Ministério Público Federal para reverter à decisão do Cepe, o que tornou a forma de ingresso na UFSM incerta.

A insegurança atinge a maioria dos estudantes que deseja ingressar na Universidade. A aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, Natália Cardoso, 16 anos, fala que ainda não sabe qual prova irá fazer para entrar na UFSM, nem qual método deve aderir agora para estudar, já que o conteúdo das duas provas divergem de inúmeras maneiras.

A deliberação da Justiça Federal afirma que o vestibular deverá acontecer ainda neste ano, baseando-se no fato de que a mudança ocorreu um dia antes do fim das inscrições para o ENEM.  O reitor Paulo Burmann já demonstrou a intenção da UFSM em recorrer desta decisão.

Nota da equipe da revista .TXT: Após o fechamento desta edição, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nessa terça-feira, 22 de julho, no portal da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), uma nota em que restabelece o processo seletivo único no Concurso Vestibular 2014. Mais informações no link http://www.coperves.ufsm.br/noticiaCompleta?id_noticia=1862