Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nova forma de ingresso na UFSM



Andressa Doré Foggiato – adfoggiato@gmail.com
Jocéli Bisonhin Lima – joceli_lima@hotmail.com

Dia 22 de maio de 2014 passa a ser um dos mais importantes para a história da Universidade Federal de Santa Maria. Em reunião, realizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), decidiu-se que o ingresso nos cursos de graduação da instituição passa a ocorrer, em sua totalidade, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O vestibular da UFSM existia há mais de 30 anos e era considerado tradição na cidade. Santa Maria era destino de muitos estudantes que procuravam preparação pré-vestibular e uma vaga na Federal. Nas suas últimas edições, a UFSM contava com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para complementar sua avaliação.

O novo modelo de ingresso na UFSM, o SiSU,é um sistema online que por meio das notas do ENEM seleciona candidatos interessados a ingressar em instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. As inscrições são feitas pela internet, no site www.mec.gov.br, no início de cada semestre letivo. O candidato pode se inscrever para duas opções de curso na mesma universidade, ou em diferentes instituições. No ano de 2014, 57 das 59 universidades federais do país já adotavam o SiSU totalmente ou parcialmente, como forma de ingresso nos seus cursos de graduação.

A prova do ENEM é realizada anualmente e é dividida em dois dias. No primeiro dia, são 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, são 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Matemática e suas Tecnologias,além da prova de redação.

A DECISÃO
Os membros do CEPE (Reitor, Vice-Reitor, representantes de cada Centro, docentes, servidores e alunos) decidiram, após votação, pelo ingresso na UFSM através do SiSU a partir do primeiro semestre 2015. O objetivo principal da mudança é democratizar o acesso ao ensino superior público no país, já que do total de 5,95 milhões de estudantes matriculados no ensino superior, 4,43 milhões estão na rede privada e 1,52 milhões estão na rede pública. O índice de alunos em instituições públicas é de 25%, segundo resultados do Censo Escolar de 2010.

Sobre o fato da decisão ter sido tomada de forma repentina, na avaliação da população, o reitor da UFSM, Paulo Burmann afirma que “o debate esteve aberto sempre, e todas as possibilidades de 10, 20, 30, 50, 70, 100% sempre foram uma possibilidade na plenária.” Quando questionado a respeito da adoção ocorrer na véspera do encerramento das inscrições para o ENEM, Burmann declarou que já havia sido anunciado oficialmente que a UFSM utilizaria 20% da nota do ENEM para completar sua avaliação. Os alunos interessados em prestar vestibular para ingressar na universidade já deveriam ter se inscrito para o exame.

Com a extinção do vestibular, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) não perde sua função na UFSM. A partir de então, seu encargo estará ligado ao auxílio do processo de seleção pelo SiSU, assim como na relação da Universidade com as escolas de Santa Maria. A única alteração prevista é na nomeação do órgão junho de 2014

O REFLEXO

Comércio
Em nota oficial conjunta, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDLSM) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) denotam insatisfação quanto à extinção do vestibular já para este ano. Alegando prejuízos econômicos, sociais, culturais e de adaptação imediata, o CDL e o Sindilojas afirmam “justamente atendendo ao chamado da inclusão, que defendemos a reavaliação da decisão tomada. Pela inclusão daqueles milhares de estudantes que hoje, sem tempo hábil para se inscrever em outro processo seletivo, adiarão o sonho de ingressar à Universidade por mais um ano.”

Ensino
Os cursos pré-vestibulares de Santa Maria relataram que já possuíam conhecimento da possibilidade de adoção de 100% de vagas para ingresso por meio do SiSU. Porém, a surpresa foi a iminência desta mudança, já que ocorreu no meio do semestre letivo, precedida do anúncio de mudanças no modelo de redação. Agora, haverá um processo de adaptação não somente profissional, mas também metodológico, já que os materiais deverão ser revisados, assim como o calendário letivo, para que ambos se adequem à proposta do ENEM.

O diretor do pré-vestibular Riachuelo, Marcos Falkenbach, não descarta o prejuízo para o aluno que jáestava em processo de preparação para um modelo de prova diferente do proposto pelo ENEM. Já para o diretor Roberto Müller, do Totem Vestibulares, a mudança foi um desrespeito com os alunos. “Mas o aluno não será prejudicado, visto que o foco, embora dado na UFSM, já englobava questões referentes ao ENEM”, enfatiza.

A professora de História do cursinho Pré-vestibular Popular Alternativa, Eliza Militz, afirma que embora os alunos tenham ficado nervosos quanto à perspectiva de mudança no vestibular, essas alterações tendem a trazer benefícios. Para ela, a partir de agora haverá maior democratização da educação e o público alvo do cursinho – alunos de escolas públicas e pessoas que já terminaram seus estudos eque não possuem condições financeiras – passa a ter maiores chances no ingresso na Universidade.

Nas escolas públicas, as alterações não serão tão grandes. Os conteúdos distribuídos no ensino médio não estavam atrelados à UFSM, pois já havia a busca por uma visão mais reflexiva dos conteúdos,direcionada tanto para o ENEM quanto para outros concursos e vestibulares do estado. No entanto, para a diretora do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Méri Nogueira, a escola pública de Santa Maria encontra-se a mercê de todos os processos e decisões da UFSM, já que o investimentona educação básica é menor quando comparado ao Ensino Superior.

Para as escolas particulares, além da mudança de foco no ensino, medidas externas são tomadas. Além da manifestação ocorrida no dia 28 de maio contra as alterações na forma de ingresso na UFSM, um grupo de escolas entregou um documento à UFSM com uma ação jurídico-administrativa de quebra de contrato pedagógico.

Aprendizagem
Dentre os estudantes, a reação e as palavras proferidas são semelhantes. Vários apontaram insatisfação quanto à mudança repentina na forma de ingresso na UFSM, assim como falaram em angústia e medo da concorrência. Escolas públicas e particulares, além dos cursinhos realizam um plano de apoio para os estudantes, alertando-os e direcionando-os para uma melhor prática de estudo.

Para a estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Riachuelo, Natália Almeida, a mudança inesperada da UFSM surpreendeu a todos “afinal, que Universidade faria tal mudança após o início do ano letivo e no dia anterior ao encerramento das inscrições do Enem? Desvalorizaram o trabalho de cada instituição de ensino e modificaram totalmente o rumo dos estudantes”.

Para a aluna do último ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, Tarcieli Martins, a decisão da UFSM desestimula os alunos que já vinham com uma rotina de estudos específica para as provas da UFSM.Entretanto, se a mudança tivesse ocorrido no início do ano, ela seria bem-vinda, já que o tempo de adaptação seria maior.

REVERSÃO

Há movimentações e tentativas para reverter a situação por parte dos estudantes, do comércio e das escolas de Santa Maria. O reitor não descarta o retorno da discussão acerca das mudanças no vestibular: “se houver algum argumento muito consistente é possível que o conselho volte a discutir a existência do vestibular”

Bastidores da .TXT

O primeiro passo da nossa reportagem foi a escolha da pauta. Após ela ser selecionada e aprovada, começamos os trabalhos. O segundo passo era contatar as fontes, escolher o viés, e marcar as entrevistas. Eis que os problemas começaram a surgir. O entrevistado oficial estava sempre muito atarefado. O especialista em determinada área ficou de retornar, e não ligou.

 Então, surpreendentemente, em uma tarde quinta-feira, tudo muda na UFSM. O vestibular deixa de existir e metade das vagas são destinadas aos cotistas. Notícia importante demais para ficar fora de uma revista que fala sobre a UFSM. Mas quem vai abrir mão da sua pauta e apadrinhar esta?

Nós. Afinal, encontramos inúmeros problemas com a primeira pauta e estávamos dispostas a correr atrás desta outra. Então, começaram os 3 dias de entrevistas (era o tempo que tínhamos até entregar a matéria fechada). Fomos a cursinhos pré-vestibulares de Santa Maria, conversamos com diretores e alunos. Procuramos as escolas públicas e particulares da cidade, e em inúmeras ligações recebíamos a resposta “Esta semana é impossível falar, estamos em conselho de classe em todos os turnos.”. Porém, a nossa última alternativa aceitou falar.

Tivemos uma busca incansável por qualquer informação vinda dos comerciantes da cidade, mas todos os órgãos respondiam que ainda não tinham uma posição formada, já que tudo era muito recente. No fim, tivemos acesso a uma nota oficial. Recebemos algumas informações em off (poderíamos divulgar, desde que não apontássemos nomes). Fechamos a matéria no prazo.

P.S.: Sobre a primeira pauta? A fonte principal e cheia de compromissos resolveu retornar quando percebeu que poderia ser prejudicada se não falasse. Tarde demais. Já havíamos trocado a pauta.TXT

Nota da equipe da revista .TXT: Após o fechamento desta edição, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nessa terça-feira, 22 de julho, no portal da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), uma nota em que restabelece o processo seletivo único no Concurso Vestibular 2014. Mais informações no link http://www.coperves.ufsm.br/noticiaCompleta?id_noticia=1862

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-802-1618

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes