Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM

“Que a força esteja com você!”

Camila Hartmann – camilahartmann@hotmail.com.br
Vitória Faturi Londero – vitorialondero@live.com

Este é o lema que a Legião do Bem herdou da saga Star Wars e que adotou com o intuito de levar motivação e alegria a crianças em tratamento oncológico e outras enfermidades no Rio Grande do Sul. Desde setembro de 2013, o projeto idealizado pelo diretor do Museu de Ufologia de Itaara, Hernan Mostajo, possui voluntários que visitam hospitais especializados no tratamento de crianças diagnosticadas com câncer.

O diferencial deste trabalho social é que o contato estabelecido entre os participantes do projeto e as crianças é duradouro: é um convívio que ultrapassa uma única visita, pois há um acompanhamento quase que cotidiano da vida dos pacientes. O que a Legião visa é conferir assistência às crianças e suas famílias.

Nas visitas, os voluntários fazem uma intervenção teatral e vestem-se de acordo com os personagens da saga Stars Wars, com destaque para o personagem Darth Vader. As crianças recebem guloseimas e brinquedos revestidos com muito amor e carinho. ”A gente vai lá não pra dizer que eles vão se curar do câncer, mas pra amenizar essa dor”, diz a coordenadora do projeto, Estefani Dall Pozzollo. Em cada ação, dependendo do espaço e do número de crianças, os personagens caracterizados variam de cinco a oito voluntários. Para vestir cada um deles, o tempo estimado é de uma hora, em virtude da estrutura minuciosa de cada fantasia.

A coordenadora ainda explica o porquê da escolha dos personagens da saga Stars Wars: “Não queremos coisas comuns, do cotidiano, como super-heróis que são conhecidos entre as crianças”. Atualmente, a Legião do Bem possui 16 voluntários ativos. Dentre eles, está quem se caracteriza dos personagens, os auxiliares, os carregadores de brinquedos, e também há os que se encarregam de supervisionar as atividades que ocorrem ao longo das visitas. Todos passam por um aperfeiçoamento psicológico e são orientados pela profissional especializada em oncologia, a psicóloga Cátia Bairro Ferreira. “Não adianta colocar uma pessoa que tem vontade de participar e que não saiba interagir com as crianças”, ressalta Estefani.

A Legião do Bem é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria que é pioneiro, em nosso país, em levar alegria às crianças de uma forma tão peculiar. Diferente de palhaços ou personagens mais conhecidos no mundo infantil, a iniciativa se apropria de vilões do cinema que igualmente cativam a atenção das crianças.

O projeto atua em três unidades do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM): no Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer (CTCriaC), no setor de pediatria e na Turma do Ique. As ações são promovidas, periodicamente, uma vez ao mês em cada unidade e, em datas comemorativas, os integrantes do projeto buscam abranger todas elas. Além disso, a Legião do Bem também realiza atividades em hospitais de Porto Alegre.

Os voluntários auxiliam na arrecadação de brinquedos e na divulgação das ações promovidas pela Legião, e não são vinculados a instituições governamentais ou empresariais. Entretanto, algumas das despesas do projeto, como transporte e alimentação, são custeadas pelo Observatório Bioastronômico Cosmos, instituição que realiza atividades na área de estudos espaciais. Nesse sentido, a coordenadora Estefani afirma: “A gente tenta ter recursos para fazer o máximo possível por essas crianças”.

A comunidade santa-mariense acolheu bem a ideia do projeto: muitas pessoas ajudam e se sensibilizam com as campanhas promovidas. Tal foi o reconhecimento da Legião do Bem, que, em abril deste ano, alguns dos voluntários participaram do programa da Rede Globo, “Encontro com Fátima Bernardes”.  As crianças também retribuem o carinho que recebem nas visitas através do contato freqüente com os voluntários. Além disso, os membros das equipes hospitalares percebem que o projeto auxilia no tratamento do câncer infantil, na medida em que algumas crianças apresentam redução das reações à quimioterapia após receberem os personagens da Legião.

Recentemente, a Legião do Bem se engajou em uma nova campanha. O objetivo é incentivar a população a cortar o cabelo e doá-lo para a confecção de perucas destinadas a pessoas com câncer. Ao todo, desde o início da campanha, o projeto já reuniu aproximadamente cem mechas de cabelos, vindas de Santa Maria e de outras regiões do estado.

Quem quiser ajudar ou ser voluntário da Legião do Bem pode entrar em contato com a coordenadora, Estefani Dall Pozzollo, ou acessar a Fan Page do projeto.

Confira algumas das ações realizadas pela Legião do Bem, nas fotos e vídeos abaixo:

.TXT