Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A literatura no campus



Produções de docentes e discentes ganha destaque através do Bestiário Criativo e outros programas

Seja como espaço de inspiração, ou cenário para as histórias, a UFSM sempre esteve presente na produção literária de seus alunos e professores. É através de oficinas de incentivo a produção literária e disciplinas complementares acadêmicas que docentes e discentes recebem estímulos para continuar. A TXT. decidiu conversar com quem faz da literatura um meio de expressão dos seus pensamentos e sua arte. Conheça um pouco da produção literária de escritores que tem na Universidade o ambiente ideal de trocas de experiências para inspirar suas histórias.

Guanabara Real: A Alcova da Morte (2017) romance steampunk que mistura horror, mistério, ficção científica e trama de investigação policial, lançado pela AVEC Editora, foi escrito pelos professores Enéias Tavares, Nikelen Witter e Andre Zanki Cordenonsi. Outro trabalho em que se pode encontrar o trio é a coletânea de contos de suspense, mistério e fantasia que tem como cenário a cidade de Santa Maria chamado Sussurros da Boca do Monte (2017). A coletânea foi organizada pela egressa e assistente administrativa da UFSM Jéssica Dalcin da Silva. Além das histórias dos três professores, é possível ler contos de diversos outros escritores, como os estudantes Andrio Santos e Luciana Minuzzi e o professor Orlando Fonseca.

Escritor, tradutor e professor de literatura clássica Enéias Tavares é criador da Brasiliana Steampunk, projeto que reinterpreta heróis da literatura do século 19 e os faz integrar uma Liga da Justiça retrofuturista. Seu romance de estreia, A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (2014), venceu o prêmio Fantasy! da editora carioca LeYa e foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo. Junto com o doutorando Andrio Santos e a designer gráfica Jéssica Lang criou o Projeto de Extensão Bestiário Criativo, que viabiliza dentro da instituição eventos, cursos e publicações voltados à ficção.

Foi durante a graduação em Jornalismo que o agora doutorando em Literatura Andrio Santos começou a produzir literatura. Apaixonado por escrita de horror, seu primeiro livro  Sussurros no Escuro (2012) foi uma auto publicação. O segundo foi o romance Santuário (2013), história fantástica e sombria que parte de um acontecimento real: a grande estiagem que ocorreu no Rio Grande do Sul em 2012 e que revelou ruínas de uma vila alagada por uma represa há 40 anos. Entre 2014 e 2015 participou de três antologias: a Herdeiros de Dagon (2015), da Argonautas, de PoA, a Sobrenatural II, da Avec, ainda em fase de edição, além da recente Sussurros da Boca do Monte (2017). Seu mais recente trabalho é o romance O Réquiem do Pássaro da Morte, publicado pela plataforma Kindle no final de 2016.

Orlando Fonseca, Doutor em teoria da literatura e professor do departamento de letras da UFSM, relata que o ambiente acadêmico é de grande influência para suas produções: “pude conviver com leitores especializados, com especialistas em produção textual – que se expande para o convívio no Curso de Comunicação Social. Creio que o ambiente universitário é muito rico para quem pretende abraçar uma carreira artística, pois abre perspectivas novas e mais amplas na mente de autores”. Dentre as suas produções literárias de maior importância destacam-se Poço de luz, novela – Premiada e publicada pelo Instituto Estadual do Livro (1989), primeira publicação de narrativa longa e a novela juvenil Da noite para o dia, (2001).

Com sua produção dos últimos anos voltada para o público adolescente e escolar, Orlando tem participado de projetos como o do Autor Presente, do IEL, pelo qual visita escolas nas quais os alunos leram seus livros, e com os professores realizam trabalhos a respeito. Em quinze anos, ele conta que visitou 37 cidades do Estado, algumas mais de uma vez. Questionado sobre a produção de literatura dentro da UFSM em si, ele destaca: ‘’gostaria que houvesse mais canais de expressão dentro da UFSM para que se pudesse fazer uma avaliação de algo que desse para chamar de produção da UFSM. As iniciativas são restritas aos grupos de interesse, não se projetam para além da Instituição”.

Luciana Minuzzi é formada em Jornalismo pela UFSM, está atualmente cursando Produção Editorial na instituição e atua como escritora e pesquisadora na área da comunicação. Segundo ela, a construção de uma identidade literária vem com o tempo e depois de experimentar vários gêneros literários. Há cerca de 4 anos, começou a trabalhar com a escrita ficcional de forma profissional, decisão fortalecida pelo que estava aprendendo no curso de Produção Editorial. Luciana conta que foi com O Iluminado, do autor Stephen King, que ela decidiu escrever sobre literatura de terror e horror, mas suas inspirações não param por aí: “uso muito a questão das mulheres como temática dos contos. Gosto de colocar o feminino dentro de um universo de horror para refletir sobre o ser mulher”. Minuzzi ainda não possui um livro de autoria própria, mas tem trabalhos em coletâneas de diversas editoras nacionais. Em relação a incentivos que recebe da instituição, ela traz a promoção de eventos em que são ofertadas oficinas, mesas-redonda, bate-papo, saraus em que existem trocas de conhecimento entre autores, leitores e interessados em literatura no geral.

Historiadora, pesquisadora, professora e escritora, Nikelen Witter publicou seu primeiro romance em 2012, Territórios Invisíveis. Além do  livro, a professora tem um blog em que publica contos e crônicas e pretende publicar em breve seu segundo e terceiro romance. A escritora diz que conta com o apoio da instituição através de notícias publicadas diretamente no site da UFSM sobre seus lançamentos, permitindo que a comunidade acadêmica se interesse pela produção literária dos seus membros. Segundo ela, seria excelente que os escritores pudessem contar com a editora da UFSM para a publicação de obras literárias, apoio que ainda não têm.

Marilice Daronco, jornalista, doutoranda em Comunicação pela UFSM, mostrou que sua paixão por literatura começou desde muito cedo. Ainda criança, ela escrevia poemas e obteve o primeiro lugar em um concurso municipal de crônicas. Disse à TXT que fez parte de uma geração de alunos da UFSM que participava ativamente da Feira do Livro, fazendo com que o contato com a literatura fosse algo muito natural: ‘’Nos orgulhávamos muito da trajetória de professores como a Eugenia Barichello e o Paulo Roberto Araujo, que tinham feito história, criando a feira e fazendo ela funcionar.’’

Com carinho, ela lembra das oficinas ofertadas pelo professor Orlando Fonseca na Biblioteca Pública Municipal, onde aconteciam diversos saraus literários, e fez referência aos atuais programas de literatura na UFSM: “Conheço algumas disciplinas, as famosas aulas de Jornalismo Literário, além de concursos literários e ciclos de estudos, onde é possível aprender mais sobre algumas questões, como a Literatura Fantástica’’

BESTIÁRIO CRIATIVO: A UFSM POR DENTRO DA LITERATURA FANTÁSTICA:

O projeto de extensão Bestiário Criativo nasceu em razão do 1º Ciclo de Estudos O Profissional do Livro e o Mercado Editorial, ocorrido na UFSM em abril de 2016. O encontro reuniu escritores, editores e autores de Santa Maria e Porto Alegre, como Artur Vecchi, Christopher Kastensmidt, Duda Falcão e César Alcázar, além dos mais de 200 inscritos, advindos de cursos como Letras, Produção Editorial e Jornalismo. Para a segunda edição, ocorrida em abril deste ano, o interesse continuou elevado, sobretudo pela presença dos autores paulistas Felipe Castilho, Eric Novello, Bruno Matangrano e Carol Chiovatto. Entre os dois eventos, Enéias Tavares se uniu a Andrio Santos, jornalista, escritor e doutorando em Letras e a designer e artista Jessica Lang para juntos criarem um projeto que comportasse não apenas a organização do evento como também outras ações como workshops, palestras e publicações. Hoje, além de um podcast, o Bestiário Criativo é também responsável por uma coluna sobre criação literária no portal CosmoNerd.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-802-2450

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes