Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Jornalismo em tempo de Incertezas: materiais complementares

A Íntegra realizou no dia cinco de maio a live do Reges Schwaab, professor na UFSMFW. O tema abordado foi "Jornalismo em tempos de incertezas". E, para se ampliar ainda mais o debate a Agência Íntegra selecionou alguns conteúdos interessantes que abordam os assuntos debatidos na live.



Após Live do professor Reges sobre o Jornalismo na conjuntura de crises e incertezas, confira alguns conteúdos para fortalecer o debate

A Íntegra realizou no dia cinco de maio a live do Reges Schwaab, professor na UFSMFW. O tema abordado foi “Jornalismo em tempos de incertezas”. E, para se ampliar ainda mais o debate a Agência Íntegra selecionou alguns conteúdos interessantes que abordam os assuntos debatidos na live:

O Professor Reges argumentou sobre a temática do que é o jornalismo e a ideia utópica do jornalismo como tradutor da realidade, principalmente nos tempos de incertezas. Porém, a exposições de certas informações nem sempre é vista de forma positiva. O verdadeiro papel do jornalista é de construir uma realidade multifacetada da realidade, porém muitas pessoas não percebem isso. O episódio “Jornalismo”, do GregNews, aborda um pouco essa temática:

Na última semana de abril o Brasil perdeu um de seus grandes compositores: Aldir Blanc. O professor Reges lembrou dele na live e recomendou a música “Querelas do Brasil”, que você pode ver e ouvir aqui na interpretação de Elis Regina:

Nos primeiros versos, a música já diz que o “O Brazil não conhece o Brasil”. Isso pode abrir em questão como o jornalismo retrata a realidade e como a imprudência comunicacional resulta em adversidades sociopolíticos.

A exposição da dualidade é essencial para agregar o maior número de informações durante a crise, reconhecer as situações é fundamental. Porém, até que ponto nossa opinião influencia nossa interpretação dos fatos?  A comunicação nos faz, porém quem faz a comunicação também somos nós. E não é só a credibilidade das notícias que está em crise, até a História vem sendo questionada, o Átila Iamarino nos lembra da importância de olharmos para o passado para compreendermos o presente:

Confira mais em nossas redes: linktr.ee/integraufsm

Por Zylda Bengochea
Orientado pela professora Mirian Quadros

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3494

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes