Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com 80% das atividades suspensas, pesquisador da UFSM vê dificuldade em prosseguir pesquisa de Pagamento de Serviços Ambientais

O coordenador do projeto “Pagamento de serviços ambientais em gestão integrada de recursos hídricos e ambiental” e professor de Engenharia Florestal da UFSM-FW, Edner Braumhardt, afirma que seu projeto de pesquisa está praticamente parado devido à suspensão das atividades presenciais.



A pandemia de COVID-19 impediu que o projeto seguisse com suas atividades, devido à ausência de atividades presenciais.

Por Giulia Beatriz Alves Couto Cavalheiro.
Pela disciplina de Redação Jornalística I.
Orientado pela professora Andréa Weber.

O projeto “Pagamento de serviços ambientais em gestão integrada de recursos hídricos e ambiental”, coordenado pelo professor Edner Baumhardt do Curso de Engenharia Florestal da UFSM-FW permanece em funcionamento, mas com suas atividades reduzidas em aproximadamente 80%. Segundo o professor, a redução das atividades é devido à ausência de ações presenciais, pois os dados fornecidos à distância não são suficientes. “A gente sempre depende da força humana”, disse o docente.

O monitoramento da água, solo e vegetação combinava a amostra de dados coletadas presencialmente com os índices obtidos por sensores ao redor do lago da UFSM-FW, entretanto, com a suspensão das atividades presenciais, o projeto se limitou apenas aos dados dos sensores, que vão para um software que pode ser monitorado à distância. Porém, as informações que o software fornecem não são suficientes para dar continuidade ao projeto de maneira ideal.

Com apoio da Promotoria e do Município de Frederico Westphalen, da empresa Bakof Tec e da direção do campus de Frederico Westphalen da UFSM, o projeto visa diminuir o tratamento da água devido à sua preservação pelos produtores rurais da região abastecida pelo rio Pardo. A verba que anteriormente iria para o tratamento de água, destina-se ao produtor que preservou o sistema hidrológico e a mesma chega com maior qualidade nas torneiras da cidade.

Pandemia de coronavírus impede o progresso de projeto de pesquisa sobre Pagamento de Serviços Ambientais

O coordenador do projeto “Pagamento de serviços ambientais em gestão integrada de recursos hídricos e ambiental” e professor de Engenharia Florestal da UFSM-FW, Edner Braumhardt, afirma que seu projeto de pesquisa está praticamente parado devido à suspensão das atividades presenciais.

O projeto necessita de mão de obra humana para seguir com seu funcionamento e encontra-se com uma redução de 80% de suas atividades.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3564

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes