Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Pesquisa sobre predição de evasão no curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW não sofre alteração em seu andamento durante a pandemia de COVID-19. Mesmo com a suspensão das atividades presenciais a pesquisa prossegue em ritmo normal durante a pandemia.

Por Bruna Da Silva.
Pela disciplina Redação Jornalística I.
Orientado pela professora Andréa Weber.

O projeto de pesquisa “Predição de evasão de dados no curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW”, orientado pela professora e coordenadora do curso de sistemas de informação da UFSM-FW, Solange Pertile, segue sem muitas alterações, isto porque ele está apenas em fase inicial, necessitando de pesquisa teórica, o que faz com que o orientando consiga realizar tudo de sua própria residência. “Não estou vendo grandes problemas em trabalhar desta forma, sem ser presencial”, afirma a docente.

A professora ainda ressalta que o orientando segue se dedicando bastante, já que a área de mineração de dados não é obrigatória na grade curricular do curso, fator que leva o aluno a uma ampla busca de conhecimento sobre o tema. Como a pesquisa se encontra em fase inicial o tema precisa ser estudado, fazendo com que a leitura de livros e artigos se torne
essencial, os meios digitais acabam se tornando extremamente úteis durante este período de quarentena, já que o aluno consegue realizar o estudo de forma EAD com praticidade e segurança, de sua própria casa.

Durante o isolamento social e, mesmo com as aulas suspensas, Edson Noetzold, aluno participante do projeto, afirma que ele não sofrera retardo, uma vez que a pesquisa prossegue com força total durante período de pandemia. Ele salienta que acessar informações através da internet e se comunicar com sua orientadora por meio de WhatsApp e e-mail facilita bastante todo processo de aprendizado e andamento do trabalho.

Pesquisa de mineração de dados sobre abandono do curso de Sistemas de informação não sofre grandes interferências durante período de quarentena

O projeto “Predição de evasão de dados” no curso de Sistemas de Informação da UFSM-Campus de Frederico Westphalen, segue sem interrupções. A pesquisa não sofreu interrupção por se encontrar em período inicial, o orientando, Edson Noetzold, consegue dar continuidade por meio da leitura de livros e artigos sobre a mineração de dados, com facilidade utilizando ferramentas digitais, às quais ele tem acesso de sua própria residência. O desenvolvimento de uma pesquisa nessa área tem como foco auxiliar na capacitação de professores e profissionais ligados à área para que consigam entender os fatores que levam os alunos a abandonarem o curso para que consigam diminuir estes índices.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático de Ensino do Departamento da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen.