Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

ESPECIAL COVID-19: Ação Social UFSM-FW

Este podcast faz parte da Série Cenários das Políticas Públicas – Especial Coronavírus. Neste episódio, vamos falar sobre algumas ações de solidariedade da UFSM.

Na produção e apresentação, estamos Lívia, Ariel, Raquel e Taiane
Uma realização dos acadêmicos de Jornalismo na disciplinas de Políticas Públicas em Comunicação
Com orientação da professora Cláudia Herte de Moraes, no primeiro semestre de 2020.

A Universidade Federal de Santa Maria do campus de Frederico Westphalen está com uma campanha solidária para arrecadação, tanto em dinheiro como em cestas básicas, que auxiliarão no combate e prevenção da pandemia do novo Coronavírus. As doações serão endereçadas para o Hospital Divina Providência (HDP) e para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A distribuição das cestas básicas e os recursos para a compra de Equipamentos de Proteção Individual destinados a proteção dos trabalhadores do HDP estão previstas para os meses de maio e junho. O modo de doação varia, podendo ser diretamente nos lugares que farão a redistribuição, via transferência, depósito, compra nos mercados ou pelo site, sendo que a conta corrente é movimentada pela UFSM-FW, que recolherá os valores e encaminhará ao HDP e o valor do frete foi descontado do preço da cesta, para que, ao final, o total da compra seja o preço unitário da cesta – já que o supermercado fará a entrega diretamente ao CRAS da cidade, sem custo.

Uma das organizadoras da ação Silvane Brand nos conta que a campanha das cestas básicas surgiu pelo interesse em ajudar as pessoas que estão precisando de algum auxílio durante a pandemia, pois se sabe que o isolamento social impõe um dilema muito grande à famílias em que já se encontravam em situação de vulnerabilidade social, sem poder buscar o sustento seu sustento, muitas famílias têm recorrido à assistência social/Cras em busca de alimentos. Todos os servidores da UFSM e também da comunidade externa podem contribuir com a campanha, pois pretende-se arrecadar o maior número possível de cestas básicas para ajudar mais famílias. As cestas Básicas serão entregues ao CRAS no dia 5 de maio e junho para que depois o CRAS realize a entrega conforme a necessidade das famílias.

Também estamos arrecadando recursos financeiros de qualquer valor para serem doados ao HDP , cujos recursos serão usados pelo hospital para comprar IPIs. Outra ação também realizada pela UFSM-FW e o projeto de extensão “Distanciamento social em rede” que tem o objetivo de auxiliar, gratuitamente, micro e pequenas empresas e trabalhadores formais e informais, compartilhando o conhecimento produzido na UFSM por meio de um plano de comunicação, redação de textos, produção de material gráfico divulgado em mídias sociais, edição de imagens e vídeos, atendimento digital e telefônico e capacitação para o uso de mídias sociais digitais. Assim, tendo suas necessidades atendidas e seu sustento garantido, mas estando protegidos em suas casas. Os contatos são pelo whatsapp (55) 99991.5755 ou e-mail para jones.machado@ufsm.br.

Na cidade de Palmeira das Missões a Universidade Federal de Santa Maria também está realizando ações, ela iniciou neste mês de abril uma campanha solidária que tem como objetivo arrecadar alimentos e materiais de higiene e limpeza para famílias e entidades que precisam de ajuda durante esse período de isolamento social. Já foram entregues 30 cestas básicas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, 10 cestas para o Lar do Idoso de Palmeira das Missões e 20 entregues para famílias da Vila Jardim.

Para participar, basta acessar o site www.superdosamigos.com.br e clicar na opção “Cesta Básica”. Ao fazer o seu pedido, clique em “adicionar instrução”, escreva “Doação para Campanha Solidária UFSM-PM” e selecione a opção “retirar na loja”. Pronto, sua doação será repassada de forma rápida e prática. Lembrando que a campanha não tem prazo para acabar.