Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Para pensar a Comunicação Estratégica: do Perfil Profissional ao Mapeamento de Mercado

Foi realizada na última terça-feira, dia 14 de julho, no Instagram da Agência Íntegra, a live com a Professora do DECOM Patrícia Milano Pérsigo. Com o tema “Para pensar a comunicação estratégica: do perfil profissional ao mapeamento de mercado”, a bolsista da Agência Fernanda Rodrigues mediou o bate-bapo, que começou com uma audiodescrição, pensando em alguns aspectos da acessibilidade.

A live “Para pensar a Comunicação Estratégica: do perfil profissional ao mapeamento de mercado” nos fez relacionar com outras reflexões de conteúdos, se liga!

Para ampliarmos ainda mais nosso debate e conhecimento sobre esses assuntos, nós, da Agência Integra, organizamos algumas indicações de produções audiovisuais e dicas de leitura!

A primeira indicação de filme é uma viagem gastronômica com um elenco de fortíssimo. O filme “Chef” foi produzido em 2014 e conta com a presença de Robert Downey Jr e Scarlett Johansson.

Apesar da trama possuir muita comédia e uma pegada clássica de filmes para se assistir à tarde sem muita pretensão, “Chef” tem um enredo que aborda o ramo de comunicação estratégica digital. Quem possui interesse ou trabalha com internet vai se divertir ao ver a forma como eles resolvem aproveitar a força das redes sociais.

Outra indicação de filme é Obrigado por Fumar (2005), que conta a história de um lobista que tem um enorme poder de argumentação. Ele é o porta-voz de uma empresa de tabaco e defende de forma persistente os interesses da empresa. Há uma cena em que os lobistas de alimentos estão jantando, ao lado de armas e cigarros: o diálogo entre eles e quem mata mais é um primor!

E tem também o Lobo de Wall Street (2013). Sim, esse filme tem muito o que ensinar sobre comunicação estratégica e mapeamento, tanto do perfil profissional como do mercado de trabalho. Fome de Poder (2016) também tem uma pegada parecida, apesar de contar sobre o crescimento e popularidade de uma das maiores franquias de hambúrguer do mundo.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade é um documentário de 2014 dirigido e produzido por Kip Andersen e Keegan Kuhn. Recomendamos este documentário para visualizar que a comunicação estratégica pode ter efeitos não benéficos, dependendo da intencionalidade dos profissionais. O filme examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza, e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão. As organizações analisadas no documentário incluem o Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society, Rainforest Action Network, entre outras. Evidencia-se a importância dos gestores da comunicação terem consciência dos impactos sociais, políticos e culturais que as ações comunicacionais podem causar.

Vale ressaltar que ler alguns textos também pode auxiliar no maior aproveitamento do aprendizado sobre o tema da live: tem um texto curto e muito simples de ser compreendido, outro que possui alguns exemplos de como a comunicação estratégica deve ser implementada na nossa profissão e alguns que a professora Patrícia recomendou:

Global Capability Framework Brochure

Em 2016, a Universidade de Huddersfield financiou um projeto de pesquisa de dois anos em apoio ao objetivo da Aliança Global de criar uma estrutura de capacidade para relações públicas e gerenciamento de comunicação.

Dra. Anne Gregory, Professora de Corporate Comunicação na Universidade de Huddersfield e diretor do projeto, reuniu um grupo de pesquisa internacional, com parceiros em oito países, em todos os sete continentes e nomeou a Dra. Johanna Fawkes para liderar a pesquisa.

Em resumo, o documento propõe:
• Oferecer valor prático à Aliança Global (GA) organismos profissionais afiliados e seus membros, em todo o mundo
• Refletir variações culturais e regionais em relações públicas como profissão global • Seja prospectivo em sua abordagem
• Atender aos padrões acadêmicos de rigor. Entre 2016 e 18, a equipe de pesquisa e os parceiros coletaram dados usando as técnicas indicadas abaixo dos nove países, projetados para responder às seguintes perguntas: Na reunião de 2016 dos líderes da Global Organismos profissionais afiliados à Alliance em Toronto, os seguintes problemas surgiram como contexto da pesquisa:
• Tensão entre priorizar o serviço para o cliente e a sociedade
• Falta de acordo sobre terminologia, descritores e deveres principais
• Variações de status dos profissionais dentro das organizações
• Questões de reputação para a profissão como um todo
• Acesso variável a relações públicas treinamento e educação
• Desafios em:
• Relacionamentos complexos
• Canais complexos
• Questões sociais complexas.
Baixar