Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

I ENCONTRO DE PRÁTICAS E PESQUISAS COMUNICACIONAIS ANTIRRACISTAS

De 10 a 13 de novembro o Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria e o Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen promoverão o I Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas. Uma realização conjunta com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa, campus Jaguarão e o Projeto de Extensão Afetos - diálogos e comunicação para cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

I Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas

De 10 a 13 de novembro o Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria e o Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen promoverão o I Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas. Uma realização conjunta com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa, campus Jaguarão e o Projeto de Extensão Afetos – diálogos e comunicação para cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento está contextualizado na expressão do racismo em nossa sociedade a partir das práticas comunicacionais ainda muito atreladas ao racismo estrutural. Ademais, o combate ao racismo precisa ser apropriado por estudantes de comunicação e pela população em geral como uma questão moral. Os dados do Atlas da Violência de 2019 revelaram que 75,5% das vítimas de homicídios são pessoas negras. Entre 2007 a 2017 “a taxa de homicídios de negros aumentou 33,1% (32,4% para 43,1%) enquanto de não negros a elevação foi de 3,3% (15,5% para 16%)”¹.

Para compreender esses indicadores, o evento terá na mesa de abertura Andrey Régis de Melo, Defensor Público, dirigente do Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A programação seguirá com discussões sobre Branquitutde e Jornalismo, Movimentos Negros nas Redes Sociais, Arte e Cinema Negros, bem como, sobre as questões que permeiam o ingresso e a permanência de estudantes negros(as) nas universidades brasileiras. O evento será encerrado pelo professor e pesquisador Dr. Jairo Ferreira (Unisinos) que abordará Midiatização, Algoritmos e Afinidades Eletivas.

¹MELO et al. A perseguição étnico-racial como atenuante genérica no campo jurídicopenal, 2020.

DATA/HORA10/11Terça-feira11/11Quarta-feira12/11Quinta-feira13/11Sexta-feira
MESA 1

17h às 18:30
Branquitude, racismo e cobertura jornalística
Amanda Iegli (UFRGS)
Deivison Campos (ULBRA)
Mediação: Cláudia Herte de Moraes (UFSM)
Conversas de Cinema com Camila Moraes: “Mulheres Negras no Cinema”

Camila Moraes Jornalista e cineasta
Mediação: Aline Escobar (UFSM)
Ingresso e permanência de estudantes negros nas Universidades: graduação e pós-graduação em Comunicação SocialWagner Machado (PUCRS)
Mediação: Leslie Sedrez Chaves (UFSC)
MESA 2

Mesa de Abertura: O processo de criminalização da população negra no Brasil
Andrey Régis de Melo, Defensor Público Dirigente do Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Mediação: Janaína Gomes (UFSM)
Movimentos sociais e ativismos negros nas Redes Sociais: o acontecimento Marielle Franco
Fernanda Bastos e Editora Figura de Linguagem
Luan Pazzini MendonçaPazzini Comunicacion
Mediação: Leslie Sedrez Chaves (UFSC)
A circulação da arte negra na diáspora
Luiz Maurício Azevedo (UFRGS )
Rafael Queiroz (UFPE)
Mediação: Deivison Campos (ULBRA)
Mesa de Encerramento:Midiatização, algoritmos e afinidades eletivas
Jairo Ferreira (Unisinos)
Mediação: Ângelo Neckel (Unisinos)

Datas: 10, 11, 12 e 13 de novembro

Horários das discussões: 17 horas e 19 horas

Local da veiculação: Canal Youtube do Programa de Extensão Mão na Mídia UFSM

Contato: Profa. Janaína Gomes (Whatsapp: 55-9-8176-6852)

Realizadores: UFSM / UFSC / ULBRA/ UNIPAMPA – Campus Jaguarão

Organizadores: DECOM, Programa Mão na Mídia, Íntegra, Comunicare, Agência DaHora

Parcerias: ODH/UFSM, NEAB/UFSM e Grupo de Estudos Quilombo Epistemológico.

Apoio: Pró-reitoria de Extensão/ UFSM