Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

4º Consciência Ambiental debate outra economia possível



Acompanhe o evento na íntegra.

Encerramento do evento virtual ocorreu nesta quarta-feira (16), com a participação da jornalista Sucena Shkrada Resk e da socióloga Nathalia Raggi

Nesta quarta-feira (16), aconteceu o último dia da 4ª edição do evento Consciência Ambiental, planejado e desenvolvido pelos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Para finalizar a edição do evento, contou-se com a participação de duas convidadas, Sucena Shkrada Resk e Nathalia Raggi, que debateram sobre “Temas socioambientais e uma outra economia possível”, tendo a mediação da professora Cláudia Moraes, docente da UFSM-FW. O evento ocorreu de forma totalmente remota, sendo transmitido através do canal do Youtube da Agência Íntegra.

O debate teve início com a fala da jornalista e pós-graduada em Política Internacional e Meio Ambiente e Sociedade, Sucena Shkrada Resk, com ampla atuação em diversas mídias e experiências nacionais e internacionais na cobertura jornalística e ambiental, inclusive durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A convidada levantou algumas formas de realizar uma economia sustentável, como a economia criativa, solidária e a bioeconomia, discorrendo mais sobre a última. Sucena ainda ressaltou a importância do equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade, além de destacar exemplos como a criação de inovações, tais como games voltados ao contexto socioambiental, principalmente nesse momento de pandemia que o mundo passa. Finalizando sua fala, a jornalista afirmou que o caminho para buscar essa nova economia é impulsionar os jovens para as ações socioambientais.

Na sequência, foi a vez da socióloga e mestre em Educação, Nathália Raggi, realizar sua abordagem do tema e construir o debate. Nathália faz parte da equipe da Elo 7, onde trabalha com a economia criativa, e pôde compartilhar um pouco da sua experiência na empresa, discorrendo sobre a economia mencionada. A socióloga trouxe alguns conceitos sobre a economia criativa, destacando os espaços possíveis de atuação. Além de destacar o impacto econômico positivo da economia e o fato de hoje existirem ferramentas acessíveis, que as pessoas possuem em casa para realizar produtos de mídia, por exemplo. Outro ponto salientado por Nathalia foram os desafios de se trabalhar com essa economia e com bens e produtos intangíveis e inovadores.

Finalizando o debate, a mediadora abriu espaço para as perguntas e contribuições da audiência, em sua maioria estudantes da universidade. As convidadas responderam comentários e questões sobre suas experiências nas economias que citaram e os desafios e dificuldades encontrados nessa trajetória. A quarta edição do evento foi dividida em dois dias, que aconteceram na última semana (09/12) e nesta quarta-feira (16/12), sendo que as palestras ficam disponíveis no canal da Agência Íntegra no Youtube.

O Consciência Ambiental é um evento anual, realizado desde 2016, com o objetivo de aproximar as temáticas da comunicação e
da cidadania ambiental. Este ano, o evento está sendo organizado pelas turmas das disciplinas de Temas
Socioambientais em Relações Públicas e Comunicação, Cidadania e Ambiente, dos cursos de Relações
Públicas e Jornalismo da UFSM/FW, em conjunto com o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de
Santa Maria – campus Frederico Westphalen, com o apoio da Agência Íntegra.

Texto: Julia de Sá

Supervisão: Professora Cláudia Moraes

Especial para Agência Íntegra

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3785

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes