Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista ocorre em setembro

Programa Mão na Mídia e curso de Jornalismo do DECOM/UFSM-FW organizam evento que debate o antirracismo nas práticas jornalísticas.

Identidade visual do II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, às 19h, o Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), campus de Frederico Westphalen, promove o II Ciclo de Debates virtual com o tema “Jornalismo Antirracista”. O objetivo é promover a discussão entre os/as estudantes e a comunidade sobre as vertentes e os desafios da imprensa negra, dos racismos nas plataformas digitais e as novas formas das mídias, levando em conta a proposta de construção de um jornalismo antirracista no Brasil. A iniciativa busca contribuir para a igualdade étnico-racial, na construção de uma comunicação diversa, plural e justa. A transmissão será realizada pelo canal Mão na Midia UFSM no YouTube.

Nesta segunda edição, o foco será nas plataformas digitais e midiáticas. A abertura no dia 01 de setembro contará com a presença da Profa. Dra. Karen Cristina Kraemer Abreu, representando a chefia do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/FW e da Profa. Dra. Leslie Sedrez Chaves, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, teremos a palestra sobre o tema “Racismo, Algoritmos e Plataformas Sociodigitais”, com a participação do formando em Jornalismo William Martins (Unisinos), da Profa. Dra. Fernanda Carrera, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será do jornalista Ms. Ângelo Jorge Neckel, doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos).

No dia 2 de setembro, o tema será “Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais”, reunindo o jornalista Dojival Vieira, fundador e editor da agência Afropress, fundada em 2007, e a jornalista Vera Daisy Barcellos, presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS. A mediação ficará a cargo do Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos, da Universidade Luterana do Brasil (PPG Educação e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI).

Na terceira noite, 3 de setembro, a mesa discutira Mídias negras: desafios do jornalismo antirracista, com o jornalista Antônio Junião, diretor de projetos especiais da Ponte Jornalismo e a jornalista Alane Reis, da  Revista Afirmativa, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Reconcavo Baiano (UFRB). Este debate será mediado pela Profa. Dra. Cláudia Herte de Moraes, jornalista e professora da UFSM/FW.

O evento é organizado pelo Curso de Jornalismo e pelo Programa Mão na Mídia – educomunicação e cidadania, em parceria com professores e pesquisadores das demais universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ação tem apoio da Agência Íntegra e dos projetos de extensão Agência Da Hora e Comunicare RP, bem como apoio institucional do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM.

Veja mais: acesse todos os vídeos do II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista

Confira a programação do evento:

Dia 1 de setembro – 19h

Abertura – Profa.  Dra. Karen Cristina Kraemer Abreu (UFSM) e Leslie Chaves (UFSC)

Racismo, Algoritmos e Plataformas Sociodigitais

William Martins – Formando em Jornalismo (Unisinos)

Fernanda Carrera – Graduada em Publicidade e Propaganda, Doutora em Comunicação, professora na Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora na UFF

Mediação – Doutorando em Ciências da Comunicação  Ângelo Neckel (Unisinos)

Dia 2 de setembro – 19h

Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais

Dojival Vieira –  Jornalista , fundador da Afropress

Vera Daisy Barcellos – Presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS