Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, participaram, na manhã desta quarta-feira (9), de uma palestra sobre o Projeto Primeira Pauta RBS e os desafios da profissão. A atividade foi acompanhada pelos acadêmicos na Sala 18 do prédio principal e contou com a participação on-line dos jornalistas Yasmin Luz, Eduarda Costa e Mateus Rodighero.
Inicialmente previsto para ocorrer de maneira presencial, o encontro foi transferido para o formato remoto devido a imprevistos que impossibilitaram a presença dos convidados no campus. Durante a conversa, os profissionais compartilharam experiências de suas trajetórias e deram conselhos aos estudantes sobre a formação e o ingresso no mercado de trabalho.
“Ninguém entra no jornalismo pronto”, destacou Yasmin Luz, chefe de reportagem, da rádio gaúcha. Ao refletir sobre o início da própria carreira, a jornalista contou que, se estivesse ingressando hoje na profissão, faria mais perguntas, experimentaria diferentes possibilidades, aproveitaria melhor cada oportunidade, cuidaria da reputação profissional e não teria tanta pressa.
Outra convidada foi Eduarda Costa, repórter e criadora de conteúdo da GZH Passo Fundo. Ex-aluna da UFSM, no campus de Santa Maria, ela também foi estagiária da TV Campus durante a graduação. Sua trajetória aproximou o bate-papo da realidade dos estudantes ao mostrar um caminho que começou dentro da própria Universidade e chegou à redação do Grupo RBS.
Editor-chefe da Redação Integrada do Grupo RBS em Passo Fundo e apresentador do Jornal do Almoço para as regiões Norte e Noroeste do Estado, Mateus Rodighero incentivou os acadêmicos a aproveitarem a faculdade como um espaço para experimentar, assumir riscos e desenvolver pautas criativas.
Segundo o jornalista, essas experiências contribuem para que os futuros profissionais cheguem ao mercado com um olhar mais ousado, sem ficarem presos apenas aos modelos tradicionais de notícia. Ele também ressaltou a importância de acompanhar o noticiário e se manter informado sobre os acontecimentos da atualidade.
Ao relembrar sua trajetória, Mateus contou que ingressou no Grupo RBS por meio do projeto Caras Novas. A experiência abriu as portas para o início da sua caminhada profissional na empresa e reforçou a importância de iniciativas que aproximam estudantes das redações.
Sobre o Projeto Primeira Pauta
Criado em 2009, inicialmente no jornal Zero Hora, o Primeira Pauta passou a incluir todos os veículos do Grupo RBS em 2021. A iniciativa busca aproximar estudantes de Jornalismo do cotidiano da redação e proporcionar uma experiência prática de produção jornalística integrada e multiplataforma.
Na edição de 2026, cinco estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul serão selecionados para uma semana de imersão nas redações da RBS TV, Rádio Gaúcha, GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho.
As inscrições permanecem abertas até 30 de setembro. Na primeira etapa, os candidatos devem enviar um vídeo respondendo à pergunta: “Por que eu quero participar do Projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. O conteúdo precisa estar publicado em uma plataforma on-line, como YouTube ou Vimeo.
Os autores dos 15 melhores vídeos serão anunciados em 16 de outubro e avançaram para a segunda fase. Nesta etapa, os finalistas deverão produzir um conteúdo jornalístico em vídeo para as redes sociais, com apuração própria e tema livre, acompanhado de uma sugestão de título e legenda.
Os cinco selecionados serão divulgados em 18 de novembro. Entre 30 de novembro e 4 de dezembro, eles receberão orientações remotas de profissionais do Grupo RBS. A Semana Primeira Pauta será realizada presencialmente entre 7 e 11 de dezembro, quando cada estudante produzirá uma reportagem em vídeo e áudio para publicação em GZH e vinculação na Rádio Gaúcha.
As inscrições e demais informações estão disponíveis na https://www.gruporbs.com.br/noticia/9736/grupo-rbs-abre-inscricoes-para-o-projeto-primeira-pauta-2026

Texto: Ynaê Barbosa, bolsista na Âgencia Íntegra.