Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

Conheça os Periódicos Científicos e Revistas acadêmicas da FACOS

O Departamento de Ciências da Comunicação (UFSM) conta  com publicações seriadas em formato revista, as quais são periódicos científicos, revistas experimentais, revistas acadêmico-jornalísticas, entre outras publicações. Estas publicações reservam conteúdos de interesse aos pesquisadores e acadêmicos dos cursos da Comunicação Social e áreas afins. Quer saber um pouco mais sobre? Seguem as dicas!

A Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Foi criado no ano de 2002. Tem como proposta “propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação (…)”. Todas as suas edições estão disponíveis para acesso no Portal de Periódicos. Mais informações em:
@revista.animus

A Revista Cadernos de Comunicação: É um periódico associado ao POSCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) que existe desde 1996 e “(…) tem como foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica”. Para mais informações, só clicar aqui!

Já a Gutenberg: Revista de Produção Editorial criada em 2018, tendo seu primeiro lançamento em 2021. Tem como objetivo de publicar estudos científicos inéditos na área da Comunicação Social – com ênfase em Produção Editorial e Editoração, que se encontra no Portal de Periódicos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria. Tem como missão “contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos que versem da edição à produção editorial (…)”. Quer saber mais? Confira @gutenberg!

Estes periódicos encontram-se disponíveis no site do
Portal de Periódicos da UFSM, cujo objetivo é reunir em um único ambiente os periódicos científicos da Universidade Federal de Santa Maria, visando o livre acesso e a democratização da produção científica; a perpetuidade e a qualificação constante dos periódicos, assim como a capacitação continuada das equipes editoriais.

As revistas acadêmicas e experimentais do Departamento de Ciências da Comunicação (UFSM) são:

Revista .TXT: Surgida em 2007,  é uma revista experimental produzida pelos alunos do terceiro semestre de Jornalismo da UFSM. Tem como foco principal a produção de matérias e reportagens jornalísticas.
Para conferir uma prévia do ícone siga: @revistatxt

Revista O QI: Iniciada em 2012, é uma revista experimental dos alunos de Produção Editorial com foco na divulgação de trabalhos da área de comunicação que aborda diferentes dossiês temáticos a cada ano.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui!

Cada uma dessas revistas contém mundos vastos de conhecimento, que valem a pena serem conferidos