Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

UFSM nas Feiras do Livro

Guilherme Silveira – guideaf@gmail.com
Grazielle Fonseca – grazyellegf@hotmail.com
Pâmela Cezar – pamela_cezar@hotmail.com

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem um papel fundamental para propagar a acessibilidade ao conhecimento literário e cultural. Ao longo da história, a instituição é protagonista da Feira do Livro de Santa Maria. Nas décadas de 70, 80 e 90 os cursos de Comunicação Social eram os principais organizadores. Um ano marcante foi o de 1995, quando, depois de três anos sem evento, ocorreu “a retomada”, como conta a professora do Departamento de Ciências da Comunicação Eugênia Mariano da Rocha Barichello, por acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UFSM. Em 1995, a comissão organizadora da Feira do Livro de Santa Maria decidiu que os títulos de patronos e homenageados iriam para personalidades de destaque no âmbito literário. Desde então, o primeiro patrono da Feira do Livro de Santa Maria é o Reitor-Fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho.

Agora, em 2011, para marcar sua história nas Feiras, Mariano da Rocha é homenageado juntamente com a professora Lígia Militz da Costa, atual presidente de Academia Santamariense de Letras e patronesse da Feira do Livro adulta de Santa Maria; Nilta Graciolli, orientadora educacional do Colégio de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos e patronesse da Feira do Livro Infantil de Santa Maria; Maria Eulália Tomasi Albuquerque, professora da UFSM e homenageada da Feira do Livro de Santa Maria.

FUNDADOR – José Mariano da Rocha Filho, que lutou pela criação da primeira universidade pública fora do eixo das capitais brasileiras, foi para Porto Alegre cursar Medicina em 1931, e voltou à cidade sete anos depois para atuar como médico e dar aulas na Faculdade de Farmácia de Santa Maria.