Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Pessoas com necessidades especiais podem participar de projetos no CEFD

Briana Klaus – brianaklaus@yahoo.com.br
Bruna Bordignon – brunalb@live.com
Daniele Bubans – danibubans@hotmail.com

O Programa Piscina Alegre, que atende participantes com deficiência física, sensorial e múltipla nas piscinas do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), faz parte do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA) da UFSM. Dentro do Programa, quatro projetos são desenvolvidos: Educação e Reeducação Motora Aquática para Pessoas com Deficiência, Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, Atividades Lúdicas Aquáticas para Alunos com Deficiência e Natação: Proporcionando Aprendizagem para Pessoas com Deficiência. As aulas visam à educação e reeducação motora de alunos com deficiência física, mental e/ou múltiplas de todas as faixas etárias.

Outros projetos do Centro também auxiliam no tratamento de pessoas com necessidades especiais. O projeto “Handebol Adaptado: Construindo a Prática” dá oportunidade a atletas amadores com algum tipo de deficiência física para treinar handebol em equipe.
A área do Centro de Eventos da UFSM também é utilizada. O projeto Equoterapia ajuda na reabilitação de pessoas com necessidades especiais através da utilização do cavalo. A cada ano, o público-alvo muda para atender a diferentes tipos de necessidades. Cada participante do projeto conta com a ajuda de três alunos do curso de Educação Especial, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia da UFSM.

“Uma proposta de Dança para Pessoas com Deficiência Física” é um projeto que visa os princípios da Dança-Educação, da Dança Terapia e da Dança Arte e atende oito alunos por semestre.

Para conhecer mais sobre os Projetos clique aqui ou entre em contato pelos telefones (55) 3220-8368 e 3220-8177