Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Ciclovia na UFSM para 2011

Bárbara Barbosa – barbara_bbarbosa@hotmail.com
Greice Marin – greice-marin@hotmail.com

Pedalar é um termo recorrente no ambiente de infra-estrutura da Universidade Federal de Santa Maria. Aos poucos, desafios que pareciam distantes vão ganhando espaço e sendo conquistados: a implantação de uma ciclovia na UFSM é exemplo disso. Os ciclistas que transitam todos os dias pela Avenida Roraima, entre o trevo da faixa nova e o arco da Universidade, encontrarão um novo caminho em 2011. A construção de uma ciclovia deverá tornar o trajeto mais seguro e o cenário mais agradável.

As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. “Houve muitos pedidos por parte de estudantes e funcionários da instituição para a construção da ciclovia, a demanda ocorreu porque eles sentiam receio de andar entre os veículos” afirma o pró-reitor de infraestrutura da UFSM, professor Valmir Brondani.

A ciclovia vai começar no posto do corpo de bombeiros, antes do trevo da faixa nova, e irá até o arco da Universidade. Logo, o desenvolvimento deste projeto poderá tornar mais seguro o trajeto das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte para dirigir-se à universidade, já que, segundo pesquisa da UNESCO a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos (95%).