Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

11ª Edição – Perfil

Manuela Ilha – misilha@hotmail.com
Nadia Garlet – ngarlet@yahoo.com.br

No mês que marca o início da primavera, não vimos flores, e sim muita chuva! Em um dos dias mais chuvosos do mês de setembro, as duas repórteres da .txt (quase) invadiram as aulas de Cirurgia Bucomaxilofacial do curso de Odontologia da UFSM para falar com um professor que, segundo seus alunos, é um exemplo de vida e superação. Este professor é Jorge Abel Flores. Mesmo com a chuva que não perdoou durante toda aquela segunda-feira, o professor chegou a levar terno e gravata para a nossa entrevista.

Recebeu-nos em sua sala, cuja mesa estava repleta de trabalhos de alunos, com sua humildade característica e um sorriso no rosto. Ali, ele lembrou todas as dificuldades que enfrentou para cursar Odontologia, um dos cursos que mais exige investimentos, já que os alunos precisam comprar todos os materiais necessários para as disciplinas práticas. Também descreveu sua vida de universitário e toda a batalha para um dia voltar à UFSM, já como professor na disciplina que havia escolhido ainda no segundo semestre de curso, a Cirurgia Bucomaxilofacial.

Com o terno, Jorge Abel pareceu formal demais, contrastando com o sorriso largo e simplicidade características. Por isso, uma nova ida às clínicas do curso de Odontologia tornou-se necessária – a aula de Jorge Abel teria novamente nossa presença. Para as novas fotos, então, pedimos um paciente “emprestado” a um dos alunos. A foto é a que estampa a contracapa da .txt e ilustra o perfil deste professor que é exemplo para alunos e colegas. As demais imagens aqui disponíveis são as fotos do álbum de formatura de Jorge Abel, datadas de 1978.