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Uma nova Fórmula na Engenharia Mecânica



Luiz Valério Seles – luiz.seles@gmail.com
Gabriel Eduardo Bortulini – gabrielbortulini@hotmail.com

Equipe do projeto Fórmula construiu o carro para participar da competição “FORMULA SAE”, na qual os acadêmicos são desafiados a projetar e fabricar um protótipo, focado no mercado de pilotos não profissionais.

Carro pronto para a competição

O evento começa pela avaliação da segurança do protótipo. A comissão organizadora da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) preza bastante pela segurança, não é permitida qualquer falha. Existe todo um regulamento com as regras do fator segurança, e antes de começar as provas ocorre a avaliação. Então os juízes – geralmente da Stock Car, da Mitsubishi, Fiat e outras empresas do ramo automotivo – avaliam se o carro contém o mínimo exigido.

Equipe em ação durante uma das provas

A seguir, passa para as outras provas – que envolvem emissão ruídos, apresentação e representação do projeto (que explica como surgiu o carro a partir do nada), as bases teóricas, o que a indústria desenvolveu, o que teve que ser experimental e o relatório de custos. Um ponto interessante é que o carro que a equipe constrói tem que ter a viabilidade de serem fabricadas mil unidades por ano.

O carro nas pistas da Goodyear.

As últimas provas são as dinâmicas. Começando com o teste de aceleração, em que o carro é submetido a um circuito com formato em 8 (oito) – quando é avaliada a medida máxima de aceleração que o carro consegue atingir sem começar a derrapar. A outra prova dinâmica é o Enduro. São duas baterias, o carro tem que correr 22 km, avaliando a economia de combustível. O somatório de todas as provas dá o carro vencedor. Portanto o protótipo pode ser muito bom, bem projeto, ser um veículo rápido e eficiente. Porém, se não for aprovado em alguma das provas o carro não serve para a SAE.

A participação santa-mariense

A equipe do projeto Fórmula teve uma participação dentro das expectativas. Foi a única equipe do sul do país que completou a prova do Enduro. Teve destaque também na prova de segurança em que o piloto tem que sair em 5 segundos do carro, um dos pilotos da equipe Fórmula, Cristiano Ubessi, saiu em 4,97 segundos e o outro, Evandro Farias Medeiros, em 3,5 segundo. A equipe da Universidade Federal de Santa Maria foi muito elogiada por estar participando da competição já em seu primeiro ano de formula SAE, já que o costume é de que as equipes projetem o carro em, no mímino, dois anos.

Equipe santa-mariense do projeto Fórmula

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