Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Obras na Biblioteca Central

Camille Chiarelli – millechiarelli@gmail.com
Patricia Michelotti – patriciamichelotti@hotmail.com

Depois de diversos boatos em torno do que acontecia com a Biblioteca Central (BC), muitas possibilidades e nenhuma precisão. Então, decidimos ir em busca do que estava escondido pelos tapumes. Mesmo depois de constatado que já haviam matérias sobre o mesmo assunto, como a do Infocampus, que informou que ocorreria uma obra de ampliação, permanecemos com a pauta pela relevância. A Biblioteca é compartilhada por todos os cursos da UFSM, consequentemente, por mais de 25 mil alunos.

Para isso, buscamos como fonte inicial a Diretora da Biblioteca Maria Inez Figueiredo Figas que nos recebeu em uma terça-feira à tarde, na sua sala no prédio da BC. Ela nos informou sobre o acervo e o remanejamento que ocorrerá após o término da obra de ampliação. E de maneira mais informal, sobre a própria obra.
Em busca de uma informação mais técnica, procuramos nossa segunda fonte, o Arquiteto responsável pelo projeto de ampliação, Alberto Brilhante Wolle. Que, além de justificar a obra, nos mostrou como ficará a nova área da Biblioteca. Através do arquiteto, tivemos contato com todo o projeto, por meio de imagens e uma maquete digital, onde “conhecemos” a nova área de acervo.

Ao término da matéria alcançamos o nosso objetivo, que era justificar o atual difícil acesso à BC. Resta esperar pela finalização da obra, que está prevista para o final de 2012 e conferir o resultado desse investimento.

Veja fotos da Biblioteca Central desde sua construção até os dias de hoje e sua projeção: