Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Reitoria ocupada: unidos pela educação

André Alves – anddralves@hotmail.com
Daniela Pin – dani.menegazzo@gmail.com

Longas conversas para compreender o movimento da ocupação e suas implicações. Diversas tentativas de marcar entrevista com o reitor Felipe Müller. Caminhadas por todo o campus, busca por fontes específicas e a dificuldade de colocar em quatro páginas todo o material apurado. Esses foram alguns dos entraves encontrados na produção da reportagem.

As reivindicações eram muitas, cada uma com pontos específicos. Desenvolver o tema exigiu saber filtrar o conteúdo e hierarquizar o que era mais importante. A maneira encontrada para tornar o texto mais didático e de fácil compreensão foi utilizar tabelas, que, por outro lado, complicaram na diagramação.

Ao elaborar a matéria percebemos a importância de manifestações como essa para o processo democrático e melhora do ensino. Estudantes de diferentes cursos e coletivos uniram-se por um mesmo objetivo. Talvez nem tudo tenha sido atendido ou dependesse da ocupação para acontecer, mas ali, juntos, os alunos puderam discutir a educação e fazer parte do seu processo de construção.

Abaixo, trechos da entrevista concedida pelo reitor Felipe Müller:

Entrevista com o reitor – parte 1
Entrevista com o reitor – parte 2