Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produção cinematográfica na UFSM



 

Gabriela Moraes – gbelnhakmoraes@hotmail.com
Guilherme Porto – gdsporto@gmail.com

Cerca de sete anos de produção. Recursos vindos de diversos lugares. Todas as dificuldades possíveis. Este foi o cenário encontrado por Sérgio Assis Brasil no seu ato pioneiro em Santa Maria. Ao transportar o romance “Manhã Transfigurada” para as telas, Assis Brasil quebrou paradigmas e originou o primeiro longa-metragem da cidade da Boca do Monte.

Mesmo sem poder apreciar a sua obra pronta, Sérgio Assis Brasil, falecido no início de 2008, deixou marcas cruciais para o futuro da Sétima Arte no centro do Estado. Seguindo seus passos, idealizadores como Rondon de Castro mantém vivo o cinema em Santa Maria, com obras como: Hamartia – Ventos do Destino.

Hamartia – Ventos do Destino

Hamartia é a mais recente obra cinematográfica abraçada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rondon de Castro, coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM, projetou o roteiro, que com o tempo adaptou-se às necessidades da produção, e dirigiu o filme, que já está em sua parte final de montagem.

Mesmo com o apoio recebido, o filme demorou aproximadamente dez anos para sair do papel. E o final dessa saga, que deve se concretizar no início do próximo ano, mostra que todas as dificuldades encontradas não são suficientes para barrar a força de vontade e um sonho.

Sinopse:

O filme de Rondon de Castro narra a história do tenente-aviador Martim, um dos mais habilidosos pilotos de caça da nova geração da FAB. Martim é afastado daquilo que mais dá sentido à sua vida: o vôo. O motivo é a morte de sua esposa e a profunda depressão que o acometeu. O vagaroso retorno de Martim ao vôo depende de sua recuperação e da ajuda de seus colegas. Para isso, conta com a ajuda do tenente-aviador Álvaro – amigo e parceiro dos tempos da Academia da Força Aérea – e da Tenente Cláudia – a médica do esquadrão – que foi a responsável pelo seu afastamento das missões aéreas. Na luta para retomar à rotina dos vôos, Martim enfrenta não só suas próprias angústias mas também ao risco de atender a um pedido feito por uma misteriosa mulher. Ao mesmo tempo, uma perigosa missão poderá acabar não só com sua carreira, mas com sua própria vida.

Assista, abaixo, ao último videoclipe promocional de Hamartia – Ventos do Destino.

 

Mais informações sobre o filme no site.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-1080

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes