Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

As múltiplas faces de uma exposição

Francys Albrecht – franalbrecht13@gmail.com
Paula Mattos – paulabisiomattos@yahoo.com

A exposição fotográfica As Múltiplas Faces do Retrato foi produzida pelos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresentada ao público no Centro de Artes e Letras (CAL). A exposição teve início no dia 3 de dezembro e permaneceu até dia 22 de dezembro de 2012, na sala Carriconde no hall do prédio 40, no Campus.

A exibição fotográfica foi composta por 30 fotos que foram pré-selecionadas pelos próprios alunos em sala de aula. 12 acadêmicos expuseram suas fotos e cada um teve a oportunidade de expor até seis trabalhos. As fotografias são, em sua maioria, em preto e branco e foram produzidas tanto em estúdio como em cenário urbano. As duas modalidades eram carregadas de expressividade humana.

A mostra fotográfica é fruto de trabalhos produzidos por alunos da disciplina de fotografia do curso de Artes Visuais. A exposição foi coordenada pela curadoria composta pela professora doutora Raquel da Fonseca e pelo mestrando Rafael Happke. A disciplina tem como objetivo estudar a fotografia na arte, diferentemente das outras modalidades fotográficas, além disso, é ofertada para alunos de vários semestres, junto ao Apoio de Fotografia, disciplina complementar de graduação do curso.

O principal requisito para ingressar na cadeira de fotografia é possuir câmera fotográfica, pois a UFSM não disponibiliza material fotográfico para o centro e nem material para exposições. As Múltiplas Faces do Retrato foi custeada pelos alunos e organizadores do evento.

Aos alunos era concedida a liberdade de criação fotográfica, restrito apenas ao retrato artístico. Nem todos os alunos participantes do evento possuíam experiência com fotografia anteriormente. A mostra fotográfica foi uma maneira de unir as fotos obtidas em exercícios práticos da disciplina e os trabalhos produzidos nos ateliês.

O principal objetivo dos alunos, segundo a professora Raquel da Fonseca, estava em superar a dificuldade de produzir um retrato, pois através dele “podemos ser nós mesmos e vivermos esteticamente no outro”, ressalta. Os retratos expostos transmitiam diferentes sentimentos em seu público observador e estavam carregados de expressividade e emoção, seja natural ou fictícia.

O processo de criação das fotos era individual. Cada acadêmico inspirou-se em diferentes aspectos do retrato, buscando variadas formas de externalizar sua sensibilidade.

Para os alunos Carlos Donaduzzi, Fernanda Hollerbach Giacomini, Estevan Garcia e Mauricio Dotto, a exposição representou um aprendizado na vida pessoal e acadêmica. A oportunidade de expor um trabalho, considerado difícil como o retrato, foi de extrema importância e incentivou os alunos a continuarem a acreditar na fotografia e na arte para produzir cada vez mais.

Confira algumas fotos da exposição: