Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Carta ao leitor: Eleições na UFSM

Eduardo Simioni – simioni.radaresportivo@gmail.com
Paula Mattos – paulabisiomattos@yahoo.com
Viviane Borelli – viviborelli10@gmail.com

Nos dias 1º e 2 de julho, o novo reitor da Universidade Federal de Santa Maria será escolhido. A Universidade, fundada em 1960, já teve dez reitores. Até hoje, apenas dois se ficaram no cargo por mais de quatro anos: o fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho, de 1960 até 1973, e Paulo Jorge Sarkis, que ficou de 1997 até 2005. Nesse ano, três chapas lançaram candidatura. A chapa 1 tem como candidato à reitoria o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Paulo Burmann. Na chapa 2, o atual reitor, Felipe Martins Müller. E pela chapa 3, concorre o diretor do Centro de Tecnologia, Eduardo Rizzatti.

A partir do pressuposto de que o jornalismo deve ser um espaço democrático que estimula a pluralidade de vozes e opiniões, a .txt conversou com os três postulantes ao cargo de reitor da UFSM. Os candidatos apresentaram suas propostas e projetos e também fizeram suas avaliações sobre os desafios que envolvem a administração de uma instituição pública de ensino superior.

Tendo em vista que a eleição não é apenas uma disputa política, mas principalmente a garantia pela luta por uma universidade pública, que atenda aos direitos e demandas de seus alunos, professores e funcionários. A atenção para a comunidade em que está inserida e o reconhecimento como polo produtor de conhecimento também são frutos de uma boa administração.

A revista .txt convida a todos para a leitura das entrevistas com os candidatos. Cada um revelou suas prioridades, avaliações do momento da UFSM e desafios a serem enfrentados como reitor. Conheça os candidatos, avalie as suas propostas e, principalmente, exerça o seu direito de voto nos próximos dias 1º e 2 de julho.