Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Carta ao leitor: Novos desafios

Dafne Lopes – dafnemlopes@yahoo.com.br
Giulia Pozzobon – giulia.pozzobon@hotmail.com
Viviane Borelli – viviborelli10@gmail.com

Desde 2010, os valores investidos em obras na UFSM atingem R$ 140 milhões, segundo dados da Proinfra. Como pode ser visto num simples passeio pelo Campus, há reformas e ampliações de estrutura em todas as unidades, nos colégios técnicos e na Avenida Roraima. Também estão na rubrica da Reitoria valores expressivos para obras, como a da Biblioteca Central, no valor de 2,7 milhões de reais, a ampliação do sistema viário e da pavimentação do Campus, num total de 5,7 milhões.

Todo investimento faz com que, aos poucos, possamos construir uma universidade melhor, com uma boa estrutura física. Esse patrimônio proporciona mais conforto e maior qualidade de vida aos alunos, professores e funcionários que passam a maior parte do seu dia na Instituição.

Mas, além de uma boa estrutura física é imprescindível que se busque, cada vez mais, um melhor avanço e aprimoramento intelectual e técnico das pessoas que, aqui, buscam e trocam conhecimentos. É necessário continuar investindo em ensino, pesquisa e extensão, para que a nossa Universidade cresça cada vez mais. Além de ampliar e estreitar o relacionamento com a comunidade externa para continuar como referência na construção do conhecimento.

Este é um dos grandes desafios do reitor eleito: desenvolver a UFSM física e intelectualmente para atender às demandas da comunidade acadêmica, que hoje conta com mais de 1.800 docentes, quase 2.8 mil técnicos administrativos e mais de 28.3 mil estudantes. Juntos devemos lutar por uma universidade pública com qualidade no ensino e desenvolvimento humano.