Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

UFSM em nova frequência

A Rádio Universidade projeta mudanças para o ano de 2013 com a implementação da frequência FM na sua programação radiofônica. Ao levar a frequência FM para a casa das pessoas, seus computadores, carros e celulares, o objetivo é aproximar o público da Rádio Universidade.

A parte burocrática referente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e à publicação no Diário Oficial da União, responsável pela liberação do canal, está encaminhada. A UFSM também já recebeu da Associação de Rádios Amadores de Santa Maria uma área no Morro das Antenas, onde terá a torre de antena responsável pela transmissão do sinal. A maior parte dos equipamentos já foi solicitada, mas falta receber a proposta das empresas para a entrega deles. O projeto técnico também está encaminhado.

Porém, alguns aspectos ainda requerem tempo. A AESul precisa fazer a instalação elétrica e dos postes no Morro das Antenas. Depois, a UFSM precisa contratar uma empresa que faça a segurança do local para evitar depredações.

O projeto editorial da rádio FM ainda está em aberto. A UFSM já contatou o MEC em busca de recursos humanos e esses novos profissionais serão responsáveis por criar uma linha editorial. A ideia inicial é que as rádios AM e FM sejam bem distintas, pois seus públicos e linguagem serão diferentes, mas isso não exclui a possibilidade de que alguns programas migrem da AM para a FM no decorrer dos anos.

A nova freqüência também servirá de experimentação para os acadêmicos dos quatro cursos de Comunicação Social. A expectativa é que a FM esteja no ar até o fim do ano.