Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A Fantástica Aventura do Doutor Tavares



Amanda Boeira – bo.amaanda@gmail.com
Matheus Santi – m.ribeirosanti@yahoo.com.br

Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM, foi o vencedor do concurso literário A Fantasy quer o seu mundo!, realizado pelo Selo Fantasy da editora Casa da Palavra, do Rio de Janeiro. O resultado foi anunciado no último dia 16 de junho. Enéias terá, como prêmio, seu livro publicado pelo selo Fantasy Casa da Palavra.

Tavares é graduado em Letras (Português/Inglês). Possui mestrado em Literatura Comparada, período no qual traduziu a obra Otelo – O Mouro de Veneza, de Shakespeare. Tem doutorado em Estudos Literários e parte da sua formação realizada na Universidade de York (Inglaterra). Os três estágios de sua formação acadêmica foram concluídos na UFSM.

O concurso ocorreu devido ao interesse cada vez maior do público leitor em obras de literatura fantástica escritas por autores nacionais. O regulamento exigia que o texto fosse um romance de ficção fantástica, aceitando-se os subgêneros da fantasia (como ficção científica ou terror); não seriam permitidos outros estilos de escrita, como poesia, contos ou ensaios (Confira o regulamento completo do concurso clicando aqui).

A seleção ocorreu em quatro etapas. Na primeira, os participantes enviaram uma sinopse do manuscrito e uma minibiografia, juntamente aos dados pessoais. Na segunda etapa os selecionados apresentaram um resumo mais detalhado da trama e personagens do romance. O texto integral do manuscrito foi enviado na terceira etapa. A última fase consistiu em uma entrevista dos selecionados com o curador do selo Fantasy, Affonso Solano. A cada passo o número de candidatos diminuía. Ao final, restou o autor selecionado para assinar o contrato de publicação.

O texto de Enéias Tavares iniciou-se como um conto criado para uma oficina de escrita criativa em 2009. Em 2010, evoluiu para uma novela em quatro partes. Após dois anos “guardada na gaveta”, a novela, que se ambienta num cenário retrofuturista do século XIX, recebeu inserções de vários personagens clássicos da literatura brasileira, como Simão Bacamarte (O Alienista), Bento Alves (O Ateneu), Leona e Pombinha (O Cortiço), e Solfieri (Noite na Taverna). Com isso, foi promovida a romance dividido em seis partes, cada uma contada por um ou mais desses personagens. No primeiro semestre de 2014 o romance foi, oficialmente, concluído para o concurso.

O romance é o primeiro livro do projeto Brasiliana Steampunk, que, segundo o autor, contará com obras de ficção científica ambientadas no Brasil. Se for bem recebida pelo público, terá uma continuação que expande e explica melhor os diversos aspectos da história. Com o título A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison, será lançada na Bienal de São Paulo de 2014, que ocorre entre 22 e 31 de agosto.

 

Sinopse do romance:

No inverno de 1911, o jornalista Isaías Caminha chega a Porto Alegre para cobrir a prisão do temível assassino Antoine Louison. Capturado pelo detetive Pedro Britto Cândido, o vilão é aprisionado no lendário Hospício São Pedro para Lunáticos Incontroláveis e Histéricas Perigosas, sob a supervisão do centenário alienista Simão Bacamarte. Na noite anterior à sua execução, o celerado escapa, desaparecendo como um fantasma de folhetim.

Compõem este mistério o Palacete dos Prazeres, prostíbulo de luxo administrado por Rita Baiana, Léonie e Pombinha, e o Parthenon Místico, sociedade secreta que reúne o cientista louco Doutor Benignus, a médium indígena Vitória Acauã, o imortal satanista Soulfieri de Azevedo e os aventureiros do oculto Sergio Pompeu e Bento Alves.

Em A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison, literatura brasileira e estética steampunk se unem num cenário repleto de geringonças apocalípticas, serviçais mecanizados & Zepelins fumacentos.TXT

Assista a entrevista realizada com Enéias Tavares sobre o concurso, a obra e o autor:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-1860

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes